X

Acre tem representante no Parlamento Jovem Brasileiro

 

 Estudante selecionada elaborou projeto de humanização de especialistas em obstetrícia

A jovem Arielle Farias da Cruz, 17 anos, aluna do Centro Educacional e Cultural Meta, representará o Acre na Câmara dos Deputados Federais, em Brasília. A estudante foi selecionada através do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Mais de 1.300 estudantes de todo o país participarão da simulação do processo parlamentar, entre os dias 21 e 25 de setembro. No total, 78 projetos foram selecionados.

O projeto da estudante propõe a humanização de médicos e enfermeiros especialistas em obstetrícia. A ideia é diminuir os índices de violência obstétrica, que se caracteriza pela apropriação do corpo e dos processos reprodutivos das mulheres pelos profissionais de saúde, por meio do tratamento desumanizado, abuso de medicação e transformação de processos naturais em atos médicos.

“A minha intenção com esse projeto é devido aos índices de ocorrências de violência obstétrica no momento do parto e do pós-parto. Seria uma forma de combater e proporcionar um atendimento mais humanizado para mãe e para o nascituro. Essa é uma realidade muito presente não só no nosso Estado, mas a nível nacional”.

O objetivo do PJB é despertar nos jovens o interesse e a reflexão crítica sobre a importância da representação política. Durante uma semana, os jovens parlamentares participaram de workshop, oficinas e palestras. Além de seguir a rotina dos parlamentares: formar chapas, eleger a mesa diretora, elaborar pautas, atuar nas sessões deliberativas e reúnem-se em comissões.

Cruz conta que decidiu participar do programa quando soube que esta seria a sua última chance, pois concluirá o ensino médio este ano. A seleção foi uma grata surpresa, segundo a jovem.

“Eu não esperava, mas fiquei muito grata e muito emocionada. Confesso que estou muito ansiosa. Espero aprender muito, conhecer novas pessoas e poder defender o meu projeto e os direitos das gestantes”.

 

Arielle Farias da Cruz, 17 anos ( FOTO /REPRODUÇÃO FACEBOOK)
A Gazeta do Acre: