X

Acreano já aguarda o ‘feriadão’ prolongado da próxima semana

 

A semana nem começou direito, mas o acreano já está de olho no calendário e aguarda com ansiedade a chegada do feriado referente aos dias de 5 e 7 de setembro. De acordo com a lista de folgas divulgada pelo governo do Estado, o feriado do dia 5 será transferido para o 8, conforme a Lei nº 2.126/200).

Com um feriado prolongado, que compreende quinta e sexta-feira da semana que vem, confira algumas opções de programas que podem ser feitas nesse período.

A boa notícia é para quem vai viajar, por exemplo. E não precisa ir para longe não. Uma opção é o festival de praia de Fortaleza do Abunã, que ocorre nesse período. Quem vai ficar em Rio Branco, tem o Via Verde Shopping, além dos parques e praças que são ambientes acolhedores e onde é possível entrar em contato com a natureza e aproveitar a família durante as folgas.

Apesar das folgas encantarem quem vai usufruir delas, outros setores da economia local sofrem durante os feriados prolongados.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (Acisa/AC), Celestino Bento, feriados quase seguidos são determinantes na hora de calcular os lucros e os prejuízos que o comércio tem com esses dias considerados ‘não úteis’.

O horário de funcionamento de órgãos públicos como a Central de Serviço Público (OCA) de Rio Branco e Xapuri, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), assim como as demais repartições públicas, terão o atendimento interrompido.

As instituições financeiras também terão seu expediente suspenso no feriadão. Apesar disso, os terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos) continuam funcionando.

As unidades de saúde de urgência e emergência, como Upas e o Pronto-Socorro, e o Centro Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp) seguem funcionando normalmente.

No dia 5 de setembro se comemora o Dia da Amazônia. Sua função é conscientizar a respeito dessa importante riqueza natural. A Amazônia é a maior reserva natural do planeta e, sem dúvidas, uma das maiores riquezas da humanidade. A importância de se preservar esse ecossistema ganha força após uma recente decisão do governo federal ser bastante criticada.

O presidente Michel Temer editou decreto que extingue a Reserva Nacional de Cobre, localizada nos Estados do Pará e do Amapá, e que havia sido instituída em 1984. Trata-se de 4 milhões de hectares (47 mil quilômetros quadrados), abrange nove áreas protegidas na Floresta Amazônica e terras indígenas.

Já no dia 7 de setembro, é comemorado o Dia da Independência do Brasil. Em 1822, o príncipe regente Dom Pedro oficializou o rompimento do vínculo de dependência que o Brasil tinha com relação a Portugal.

A Gazeta do Acre: