X

ACS de Capixaba vão fazer manifestação contra descumprimento de acordo por parte do Prefeito

O descumprimento de acordo firmado entre o prefeito de Capixaba, José Augusto, com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) desta cidade, levou os servidores a novamente protestarem. A falta de palavra do prefeito no cumprimento do acordo mediado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre (Sintesac), agora vai resultar em um movimento de protesto a se iniciar na próxima segunda-feira, 7, à partir das 7h, defronte a sede da prefeitura.

Conforme destacou Francinete Barros, secretaria geral do Sintesac, os ACS haviam sido demitidos no ano passado pelo ex-prefeito de Capixaba, Otavio Guimaraes Vareda.

Com a intermediação do Sintesac, em reunião feita com os demitidos ainda em dezembro de 2016, o então prefeito eleito José Augusto prometeu fazer um contrato emergencial para manter os trabalhos por três meses.

“Nesse período a prefeitura promoveria um concurso simplificado com validade de um ano e renovável por mais um. Nesse, os ACS demitidos teriam uma pontuação extra por já terem experiência no serviço e a seleção seria por análise de currículo”, relembrou Francinete. Nesses dois anos a prefeitura prepararia um concurso definitivo onde a experiência contaria pontos.

“Mas agora o prefeito quebrou o acordo e está fazendo um concurso aberto com uma empresa local, que não transmite segurança para os candidatos, com 50 questões de matemática, português e outras coisas, sem sequer conceder prometida pontuação extra pela experiência”, ressaltou ex-presidente do Sintesac, João Batista Ferreira dos Santos.

“Se o prefeito tivesse mantido a palavra empenhada por ele na presença do sindicato, não estaríamos tendo de fazer movimento. Mas, por conta da quebra da promessa, os servidores vão fazer a manifestação na manhã desta segunda-feira”, ressaltou João Batista.

A Gazeta do Acre: