A pedido do deputado Jesus Sérgio (PDT), a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou ontem, 24, uma sessão solene em homenagem aos Desbravadores das Telecomunicações no Acre, responsáveis pela implantação das primeiras linhas telefônicas na capital e interior.
O autor do requerimento reconheceu a importância do trabalho dos profissionais no Acre. “Não reconhecer o trabalho dessas pessoas é renegar a história do nosso Estado. Eles carregam consigo mais de 40 anos de história, pois vivenciaram a implantação da Teleacre, Brasil Telecom e da atual Telefonia Oi”, disse.
Ele frisou que “mesmo diante das dificuldades de locomoção e com poucas ruas asfaltadas aqui, isso não foi impedimento para que esses guerreiros instalassem as primeiras linhas telefônicas residenciais”.
Carlos Lourenço, gerente aposentado de expansão de rede da Teleacre, por sua vez, pontuou sobre o orgulho de fazer parte implantação das primeiras linhas telefônicas no Acre.
“Hoje, temos aqui nesta casa pessoas que entraram nas telecomunicações há 45 anos, alguns aposentados, outros mudaram de atividade, mas meu orgulho maior é saber que temos aqui, no nosso meio, a pessoa que instalou o primeiro telefone no Estado, o Nonatinho. Quando cheguei ao Acre, tinha apenas cinco mil telefones instalados”, disse ao relatar também o trabalho realizado por sua equipe.
“Eu e minha equipe conseguimos, com muito trabalho, instalar mais 80 mil telefones. Naquele tempo tudo era mais difícil, mas com muito trabalho e dedicação nós conseguimos vencer os obstáculos”, disse.
A sessão foi presidida pelo primeiro vice-presidente do parlamento estadual, deputado Eber Machado (PSDC). “Para mim, presidir esta sessão de tão grande importância é um orgulho. Vocês são heróis e merecem todo o nosso reconhecimento. Combateram um bom combate e guardaram o melhor para nós, suas trajetórias são um exemplo”, falou.