O Dia do Profissional de Educação Física, ou simplesmente Dia do Professor de Educação Física, é comemorado anualmente em 1º de setembro. Em alusão a essa data, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã de quinta-feira, 31, uma sessão solene. A solenidade ocorreu a pedido do deputado Chagas Romão (PMDB).
A sessão foi presidida pelo deputado e primeiro vice-presidente da Aleac, deputado Éber Machado. Em sua fala. O parlamentar estacou a importância dos profissionais. “A sociedade está criando cada vez mais consciência da importância da atividade física regular para uma melhor qualidade de vida. É fundamental a presença do educador físico para que os resultados obtidos com a atividade física sejam os melhores possíveis”, disse.
A deputada Eliane Sinhasique (PMDB), representando o autor do requerimento, reconheceu o papel desempenhado pelos profissionais na sociedade acreana. “Reconhecemos o papel relevante desempenhado por essa classe em nossa sociedade, principalmente na promoção da saúde, cidadania e melhor qualidade de vida das pessoas”, disse ao cobrar mais investimentos por parte do governo na área esportiva. “O governo do Estado precisa criar políticas públicas que garantam uma melhor atuação desses profissionais nas escolas”, complementou.
A fala da peemedebista foi reiterada pelo presidente do Conselho Regional de Educação Física, Francisco Castro. “Peço que os deputados e os governos olhem com carinho para os projetos da Educação Física. O exercício físico evita a morte súbita e as doenças do coração. Os governos têm que investir em políticas de prevenção e a prática de exercícios físicos colaboram para evitar uma série de doenças cardíacas”, disse.
Os secretários de Esporte do Estado e Município, Shirley Santos e Afrânio Moura, respectivamente, também participaram da solenidade. Ambos frisaram que a solenidade serviu também como reflexão para aprimorar a atividade.
Participaram ainda da solenidade, o professor doutor da Universidade da Paraíba e membro da Federação de Educação Física, Divanalmir Ferreira; o professor da Ufac, do Centro de Saúde e Desporto, Miguel Júnior Sordi, e o técnico do Atlético Acreano, Álvaro Migueis.