X

Após novo aumento, especialista dá dicas de como economizar combustível

A variação constante no preço dos combustíveis tem feito motoristas mudarem de hábitos para economizar gasolina e dinheiro. Nesta segunda-feira, 21, a Petrobras anunciou mais um aumento no preço de vendas nas refinarias de 3,3% para a gasolina e 2,3% para o óleo diesel.

Você sabia que pequenas mudanças no seu “relacionamento” podem ajudar a reduzir os gastos com combustível? A reportagem do A GAZETA conversou com o especialista em mecânica Antônio Raimundo, que deu dicas de como economizar combustível e conservar seu veículo.

Com 27 anos de experiência na área, Raimundo cita algumas atitudes essenciais quando o assunto é economizar. A primeira dica é realizar revisão periódica e preventiva no veículo a cada 5 mil quilômetros rodados.  A ideia é manter o índice de eficiência do veículo. “Velas, cabos, filtros em geral, bicos injetores, tudo influencia no aumento do consumo de combustível”.

Calibração e condições dos pneus é outro fator importante, segundo o especialista. Cada veículo possui uma especificação de calibragem, na maioria das vezes o número de pressão ideal fica na tampa de combustível ou manual de bordo.

Raimundo enfatiza que o tipo de combustível e horário de abastecimento também influenciam no consumo do carro. “O etanol aumenta o consumo significativamente. O ideal é sempre abastecer com gasolina e no período da manhã ou à noite, ou seja, quanto mais quente mais evaporação de combustível na hora de abastecer”, explicou.

Sobre o local de abastecimento o conselho do especialista é a antiga propaganda “boca a boca”. Utilizar um combustível de qualidade evita problemas como corroer peças, entupimento do filtro, entre outros. “O consumidor também pode consultar no site da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre a qualidade do produto”.

Para quem gosta de dirigir em alta velocidade a dica é: respeitar a marcha. “Se você acelerar muito, com arrancadas bruscas no motor, você vai aumentar o consumo porque vai queimar combustível desnecessariamente. Ao ligar o carro é preciso esperar as luzes do painel apagar, aí você efetua a partida sem acelerar”.

Atualmente o ar-condicionado do veículo é um item indispensável, mas também pode ser o principal vilão para quem quer reduzir gastos. Raimundo afirma que o uso do ar aumenta o consumo em até 16%. Já no caso de dirigir em estradas é preferível que utilize o ar-condicionado e não abrir as janelas.

“O vento que entra no veículo aumenta o poder de quebra de velocidade. Quando você abre as janelas é como se você colocasse peso no veículo para descolamento, como se fosse um paraquedas. Então não compensa”.

Mito ou realidade?

Andar com o carro em ponto morto, mais conhecido como “banguela”, economiza gasolina? Essa ainda é uma dúvida entre a maioria dos motoristas. No entanto, Raimundo afirma que esse é o maior erro cometido pelos motoristas, além de ser um risco para a segurança do condutor e passageiros do veículo.

“Os veículos são programados para ao descer uma ladeira não precisar acelerar, ou seja, ele já entende que você esta desacelerando e o veículo está em velocidade maior do que sua proporção dele. Isso vai fazer com que ele corte injeção de combustível e o motor vai funcionar como elemento de freio e não de propulsão”.

Antônio Raimundo, especialista em mecânica
A Gazeta do Acre: