Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Comissão de Direitos Humanos da Aleac lança campanha de combate e prevenção ao uso de drogas

A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) lançou na quinta-feira, 16, a campanha “A Vida é feita de Escolhas”. Segundo a presidente da pasta, deputada Eliane Sinhasique (PMDB), o objetivo é trabalhar a prevenção ao uso de drogas, a fim de reduzir o número de usuários e, consequentemente, fortalecer a segurança pública.

“Entendemos que não basta apenas combater a criminalidade, a prevenção também precisa ser feita. Foi com esse intuito que criamos essa campanha. Nós precisamos alertar os nossos jovens e fazer com que eles entendam de uma vez por todas que o caminho do crime não é o melhor a seguir. Tenho certeza que, com a ajuda da imprensa, dos juizados, promotorias e de todos aqueles que lutam para que esse tema seja tratado com mais seriedade, nós faremos a diferença”, falou Sinhasique.

Na oportunidade, a deputada disse que, de acordo com dados do Ministério Público do Acre (MP/AC), jovens entre 18 e 35 anos relatam que tiveram o primeiro contato com drogas aos 11 anos.

“Os números são assustadores. Segundo a pesquisa, o primeiro contato com as drogas se dá ainda em atividade escolar, isso é um absurdo. Nós não podemos cruzar os braços diante disso, nós não podemos proibir os jovens de usar drogas, mas nós podemos trabalhar a prevenção, esse é o caminho”, disse ao destacar que a luta tem que ser de toda a sociedade.

O presidente do Partido Social Liberal (PSL), Rodrigo Pires, que também tem participação na criação da campanha, reiterou a necessidade da participação da sociedade civil organizada. “Nosso intuito é fortalecer a família. Se nós conseguirmos fortalecer essa instituição tão importante, nós teremos, sem dúvida, um mundo melhor. Mas, para que seja possível é necessário que toda a sociedade se una em torno dessa causa”, ressaltou.

A solenidade de lançamento da campanha contou também com a participação da coordenadora do Proerd no Estado, capitã Eliana Andrade. Ela disse que a campanha contribuirá com o combate às drogas. “Essa campanha vem para fortalecer o trabalho que o Proerd realiza há 18 anos no Acre, dando aos jovens condições de fazer escolhas positivas para suas vidas”, afirmou.

Sair da versão mobile