X

Daniel Zen propõe a legalização das drogas como forma de combater a violência no Estado

 

O deputado estadual Daniel Zen (PT) sugeriu a abertura de um debate acerca da legalização de algumas drogas como forma de reduzir os índices de violência no Estado. O pronunciamento foi feito na terça-feira, 8, durante a sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Acre.

“Há que se pensar seriamente em enfrentar o debate da legalização de determinadas substâncias psicotrópicas entorpecentes. Não falo de todas as drogas (…). Que seja um debate sério, bem embasado, para que se entenda os exemplos de locais onde houve legalização das drogas, mantendo sob controle os usuários, através de cadastros, em que haja tributação sobre esse comércio de compra e venda, haja diminuição na violência fomentada pelo tráfico de drogas”, falou Zen.

Para o parlamentar, o controle pelo tráfico de drogas no Acre é um dos principais motivos que estaria gerando um aumento significativo na criminalidade. “Enquanto não discutirmos a legalização da maconha e outras drogas não estaremos fazendo o debate correto, estaremos enxugando o gelo, correndo atrás do próprio rabo”, disse.

O líder do governo ressalva que a liberação de determinados tipos de drogas permitiria a arrecadação e, posteriormente, investimentos para combater o uso de outras drogas não legalizadas.

“É uma saída, pois, o Estado passa a regulamentar, tributar e arrecadar. E com essa arrecadação pode fazer o combate o combate do uso de outras drogas não legalizadas”, disse ao frisar que algumas cidades nos Estados Unidos aderiram à estratégia e tiveram resultados positivos.

A Gazeta do Acre: