Em discurso na tribuna, o deputado Jairo Carvalho (PSD) disse na sessão desta terça-feira (29) que apesar dos graves problemas na área de segurança pública, o contrato de 130 agentes penitenciários venceu e apenas 70 serão recontratados. O deputado informou que se reuniu com a categoria e a mesma reivindica todas as contratações.
“A violência tem tomado de conta do nosso Estado. No interior do Estado todos os dias estão matando gente. Os índices de violência estão batendo recordes e demitir esses agentes é um erro sem tamanho. Serão 130 agentes penitenciários a menos nos nossos presídios”, disse.
Segundo o oposicionista, a informação é de que o governo do Acre só tem condições para contratar 70 dos 130 demitidos. “Isso quer dizer que teremos 60 agentes penitenciários a menos em nossos presídios. A insegurança está aumentando e em vez do governo investir, ele está demitindo servidores da segurança”, enfatizou.
O parlamentar informou que a justificativa do governo seria de que não tem dinheiro para contratar os demais. “Esses agentes têm feito das vísceras coração para que não aconteçam rebeliões. Agora, eles serão demitidos. Como vai ficar a situação nas unidades prisionais que já estáum caos em todos os presídios do Acre? ”, questionou.
Para Jairo Carvalho, os presídios não podem ficar sem segurança por conta da “incompetência” do governo. Ele fez um apelo ao governo para reavaliar a situação dos 130 demitidos. “O secretário do Segurança já vem lesando a meses esses agentes e agora eles vão ser demitidos? Isso não pode acontecer. Tira um pouco da gordura dos cargos de confiança e invista no sistema de segurança. Os presídios não podem ficar descobertos por incompetência do governo”, finalizou.