“É uma grande oportunidade que as famílias têm de se fazerem mais presentes na vida escolar do filho”. Assim definiu a aluna Maísa Lima, de 14 anos, o “Brincando com a Família na Escola”, evento realizado no último sábado, 26, pela Escola SESI, em Rio Branco.
De acordo com a diretora da unidade de ensino, Maria Regiana Araújo, o objetivo maior é promover a interação entre família e escola em um dia de lazer e diversão. “É como se fosse um presente para a família. A Escola SESI não realiza Dia dos Pais e Dia das Mães, nossa proposta filosófica é contemplar a família, que é com quem o aluno vive. Pode ser o avô, avó, tio, padrasto ou madrasta”, detalhou Regiana.
Em sua 15ª edição, o “Brincando com a Família na Escola” trouxe novidades em sua programação de atividades, entre elas o futebol de sabão e o Planetário. “O evento contempla tanto o brincar por brincar, como o brincar educativo. Tivemos também oficina de artesanato com reutilização de garrafas PET, odontologia com aplicação de flúor, Circuito de Saúde do SESI, degustação do Cozinha Brasil com foco na alimentação saudável, além da Constelação Familiar, uma técnica terapêutica criada por um alemão e que trabalha as questões familiares”, complementou a diretora da Escola SESI.
Frederico Costa, pai dos alunos Pietro, do 2º ano, e de Vitor Hugo, do 3º ano, avaliou que o evento é essencial para estreitar relações entre pais, filhos e comunidade escolar. “É um dia em que podemos ter contato com professores e com os outros pais, algo difícil de acontecer diariamente. É muito importante também essas atividades educativas promovidas pela Escola SESI, estimulando as crianças, por exemplo, a trabalhar com reciclagem, sucatas e ensinando-as do quão isso é relevante nos dias atuais”, declarou Costa.
Ana Meyre, mãe da aluna Letícia Araújo, do 6º ano, participou do “Brincando com a Família na Escola” pelo sexto ano consecutivo e enalteceu a realização do evento. “Dessa forma os pais ficam mais perto da escola e dos filhos, pois na correria do dia a dia algumas vezes deixamos um pouco de lado essas questões tão importantes. Aqui vemos o resgate de brincadeiras tradicionais e também atividades educativas. O evento é nota 10 e a cada ano melhora. O SESI está de parabéns por inovar sempre”, ressaltou Meyre.
O aluno Guilherme Vasconcelos Beirute, do 9º ano, afirmou que se divertiu bastante e ficou ainda mais feliz por ver seus pais participando das atividades. “Neste ano teve o time dos pais que gostam de futebol e puderam jogar com seus filhos. Isso foi muito bom”, comentou o estudante.
Já a pequena Lavínia Vasconcelos, do 4º ano, ficou encantada com o Planetário. “Pude me divertir bastante e conheci mais sobre o universo. Também gostei de brincar no futebol de sabão”, acrescentou.