A 3ª edição do Festival Matias de Teatro de Rua acontece até o próximo dia 6. Até lá, serão 29 apresentações de 14 grupos teatrais que se apresentarão em Rio Branco, Brasileia, Bujari, Senador Guiomard e Plácido de Castro. O ponto alto da programação será a roda de conversa com o tema ‘Teatro de Rua e a Arte Pública na Amazônia’ com o dramaturgo Amir Haddad, que acontece hoje, dia 3, das 9h às 12h, no Horto Florestal.
Considerado um dos maiores encenadores do país, ele ficou reconhecido internacionalmente ao criar o grupo Tá na Rua, em 1980. Sob a direção de Amir Haddad, o grupo leva aos locais públicos espetáculos que carregam a ideia de improviso e simplicidade, em que a participação do público faz parte da cena.
Na década de 70, coordenou grupos alternativos em que buscava criar uma disposição não convencional das cenas e desconstruir a dramaturgia através da utilização aberta dos espaços cênicos e a interação entre atores e espectadores. Em 1959, o artista dirigiu “A Incubadeira”, vencedora de um prêmio de melhor direção, entre diversas outras obras premiadas.
“Essa será uma oportunidade única para conhecer mais sobre a história do teatro de rua e com uma pessoa que é referência no assunto. Convidamos a toda a população a participar da dessa oportunidade”, confirmou a presidente da Cia Visse Versa de Ação Cênica, Claudia Toledo.
De acordo com o coordenador do evento, Lenine Alencar, o festival terá a participação de oito grupos teatrais. “São grupos dos estados do Ceará, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Pará e Rondônia, além de três grupos do Acre. Também teremos apresentação de dança de rua, espetáculos circenses e outras manifestações artísticas que serão agregadas ao evento”, detalhou.
Outro diferencial é que em todos os eventos, em parceria com a Cooperativa de Catadores de Resíduos Sólidos (Catar), terão caixas coletoras para descarte de garrafa pet, papéis e resíduos eletrônicos.
“É a oportunidade das pessoas se livrarem desse tipo de material que nem sempre se sabe qual destinação dar. O projeto sabe o que fazer”, completou a integrante da Cia, Sandra Buh.
A programação com detalhes pode ser acessada no site cia-visseversa.blogspot.com.br.
O Festival Matias de Teatro de Rua é um evento financiado pela Caixa Econômica Federal e Governo Federal, através de do Programa Caixa de Apoio à Festivais de Teatro e Dança. Além da parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e do apoio da Federação de Teatro do Acre (Fetac), Rede Brasileira de Teatro de Rua (RBTR), Projeto Catar, além das prefeituras de Senador Guiomard e Bujari, Fundação Garibaldi Brasil e Fundação Elias Mansour.
Programação desta quinta-feira, 3, em Rio Branco:
7h – Final da Tarde (Cia. Teatro de Caretas – CE) Local: Novo Mercado Velho
17h – Os Cenouras (Cia. Carnavale Produções Artísticas – RJ) Local: Belo Jardim III
19h – Circo Sirin Sirin (Cia. Teatro Vivarte – AC) Local: Novo Mercado Velho
20h – Era Uma Vez João e Maria… E Ainda É (Cia. De Teatro Ruante – RO) Local: Novo Mercado Velho