Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Heitor Junior destaca conscientização para doação de órgãos no Acre

O deputado estadual Heitor Junior (PDT) voltou a destacar, durante sessão na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), na terça-feira, 8, sobre a importância da doação de órgãos. Segundo o parlamentar, o número de doações continua pequeno se comparado a real necessidade.

“Infelizmente, a sociedade acreana ainda não se sensibilizou da importância da doação de órgãos. Nós temos hoje na fila, 50 pessoas precisando de fígado. Certamente, a maioria poderá ficar sem esse sonho. Temos a estrutura, temos os profissionais, mas não temos o doador. É preciso que as famílias se senilizem e façam a doação dos órgãos de seus parentes que morrem no Estado”, disse o parlamentar.

Heitor frisou ainda que o Acre possui uma das melhores centrais de transplante da Região Norte.  Ele destacou que 24 transplantes já foram realizados no estado. “Temos uma das melhores centrais de transplantes, com capacidade para fazer vários procedimentos, mas, infelizmente, falta aumentar o número de doadores que possa atender a demanda crescente de pacientes que precisam de córnea, fígado, coração”.

O pedetista lembrou que no primeiro semestre legislativo apresentou à mesa diretora da Aleac um anteprojeto de lei que obriga o Estado a pagar as despesas funerárias de pessoas doadoras de órgãos alegando que essa é uma forma de incentivar a família a permitir a doação, tendo em vista que o número de doações é muito pequeno.

“Tendo em vista que a doação de órgãos em nosso Estado ainda é muito pequena, nós esperamos que caso esse anteprojeto de lei seja acatado pelo Executivo seja uma espécie de estímulo”, disse.

Sair da versão mobile