Chegou a hora de conferir algumas modalidades e serviços da Uber que estão em fase de testes, já consolidados ou em vias de expansão pelo Brasil afora. São modalidades presentes em grandes cidades do país, e que um dia podem estar presente na atuação da Uber em Rio Branco, em um futuro concreto, caso a empresa supere obstáculos locais e venha a consolidar sua demanda a nível local.
UberEats – O UberEats une três polos: usuário-restaurante-entregadores. A proposta é um sistema aberto que proporciona ofertas virtualmente infinitas. O usuário faz o seu pedido ao restaurante, daí entram os entregadores-parceiros e realizam a entrega do restaurante até o local marcado pelo usuário.
Podem participar desta modalidade como entregadores: motoboys, motoristas-parceiros da Uber, ciclistas, e mais. Todos recebem por entrega.
A vantagem desse sistema é que a pessoa vai poder acompanhar seu pedido, minuto a minuto, de forma mais transparente. E, para os restaurantes, eles podem substituir os custos de seus delivery por este serviço através da Uber, com mais eficiência (em um restaurante em SP, por exemplo, um mesmo local já teve 66 entregadores pegando os pedidos por meio do UberEats, frota inimaginável para aquele empreendimento ter em um noite).
Ele foi lançado em São Paulo no ano passado, e já há planos para, aos poucos, se estender a outras cidades brasileiras.
UberPool – Um dos serviços mais comuns da Uber pelo país afora. Nesta modalidade, o usuário paga menos por compartilhar rotas parecidas com outro usuário. A ideia é que fica mais em conta por você estar em um lugar, e querer ir para destinos semelhantes ao de outra pessoa, ideal para localidades onde o fluxo de viagens é sempre intenso e constante. A única desvantagem é a espera (geralmente poucos minutos) para que outro passageiro acesse rota semelhante à sua.
UberFreigths – Consiste no transporte de cargas de longa distância. A ideia é formar uma rede de caminhoneiros-parceiros da Uber para escoar cargas, conforme as solicitações de usuários.
A vantagem deste sistema é que a pessoa poderá acompanhar a sua entrega com o motorista no trajeto. Um caminhoneiro também poderá fazer a sua renda de forma autônoma, sem precisar de empresas/ transportadoras para ter a garantia de que terá pedidos de cargas a entregar. Além disso, ele trabalhará no seu tempo.
Este serviço ainda não chegou ao Brasil, mas já está em fase de testes em alguns lugares dos Estados Unidos. Ainda deve demorar um pouco pra chegar em solo nacional, até por questões de logística e pelo serviço de internet não ser de muita qualidade principalmente em estradas e zonas mais afastadas de centros urbanos.
UberEventos – Esse é dedicado a quem organiza eventos. Uma das preocupações de quem vai dar uma confraternização da empresa, casamento, formatura ou qualquer tipo de festa em geral onde haja bebida alcoólica é como o convidado vai chegar ao evento e depois voltar para casa. Com a UberEventos, é possível comprar viagens para seus convidados aproveitarem ao máximo a ocasião especial. A UberEventos já está disponível para a maioria das cidades onde há Uber.
UberBlack – A categoria Black é uma adaptação sofisticada de como surgiu a Uber, originalmente um serviço de transporte de carros preto. Neste sistema, são carrões de luxo que transportam os usuários, com mais conforto, lembrando que os motoristas parceiros da Uber têm facilidades para a aquisição de veículos (financiamentos especiais e compras com descontos, locações de carro, oficinas com descontos para manutenção, etc). O UberBlack está presente em 6 cidades do Brasil.
Uberides – É um modelo bem semelhante ao usado tradicionalmente da Uber, só que ao invés de carros, são as bicicletas devidamente adaptadas que fazem a locomoção dos usuários. Tal sistema só funciona para distâncias relativamente curtas, e em determinados pontos em cidades. A vantagem é que ele é menos poluente, melhor para o planeta, e os preços são mais acessíveis. Por enquanto, o Uberides só está disponível em São Paulo e Rio de Janeiro. Mas, por Rio Branco ser uma das maiores malhas cicloviárias do país, quem sabe um dia o Uberides não chega aqui?