X

Morre aos 133 anos, ex-seringueiro que podia ser o mais velho do mundo

O ex-seringueiro José Coelho de Souza, de 133 anos, morreu na tarde de quinta-feira, 24, em Sena Madureira. O idoso ficou conhecido após o Instituto Nacional do Seguro Social do Acre (INSS) divulgar sua história no começo de 2016. Segundo os documentos de identificação de Souza, ele nasceu em 10 de março de 1884.

O caso ganhou repercussão nacional porque o ex-seringueiro teve que provar ao INSS que ainda estava vivo para continuar recebendo a aposentadoria. Na época, o gerente da agência de Rio Branco, Kenney Afonso, publicou a história em sua rede social.

Uma matéria da BBC investigou os motivos de Souza não ter sido registrado no ‘Livros dos Recordes’. Segundo a matéria, o caso estava sendo apurado, mas possuía algumas peças que não se encaixavam como, por exemplo, o fato de sua mulher ter mais de 60 e uma filha de 30. O Guinness World Records não voltou a falar do caso.

Segundo a filha do idoso, Cirlene Souza, ele mostrava cansaço e indisposição há 14 dias. Sem vontade de comer, Souza chegou a ser levado para o hospital, mas foi liberado pelo médico para que passasse seus últimos momentos ao lado da família.

Natural de Meruoca (CE), Souza tinha três filhos. A esposa dele era 69 anos mais nova. O velório aconteceu na casa em que ele morava. O sepultamento ocorreu em um cemitério na comunidade de Estirão do Alcântara, próximo ao município de Sena Madureira.

Segundo os documentos de identificação de Souza, ele nasceu em 10 de março de 1884 (FOTO – ALEXANDRE SANTANA)
A Gazeta do Acre: