Para lembrar a importância do aleitamento materno, mães com seus bebês, enfermeiros, técnicos, pediatras e demais profissionais da saúde estiveram reunidos no ato público ‘Hora do Mamaço’, na manhã desta sexta-feira, 4, no entorno do Lago da Ufac. Realizado pela Prefeitura de Rio Branco, através da Área Técnica da Mulher, Criança e Adolescente, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a “Hora do Mamaço” faz parte do calendário de Rio Branco e foi inserido na programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM).
“A nossa intenção é que os profissionais possam dialogar com as mães tanto na gestação quanto na pós-gestação e acompanhar o desenvolvimento da criança, o que tem gerado mais qualidade de vida a nossas crianças”, disse Oteniel Almeida, secretário Municipal de Saúde, ao lembra a importância da Semana do Aleitamento Materno. Mais de 4 mil mulheres são atendidas pelo pré-natal na rede municipal de saúde.
A Hora do Mamaço resulta da parceria entre a Prefeitura, Governo do Estado e parceiros, como a Ufac que sediou o ato público. “Estamos muito feliz em receber a Hora do Mamaço, pois amamentar é um ato de amor. Este é um dia a ser comemorado”, ressaltou a professora Guida Aquino, vice-reitora da universidade e doutora em assistência pré-natal.
Hora do Mamaço – O ato da amamentação é ainda visto com discriminação e na busca de combater o preconceito contra amamentação em locais públicos, o prefeito Marcus Alexandre sancionou em dezembro do ano passado a lei que estabelece a Hora do Mamaço, de autoria da ex-vereadora Rose Costa.
Dentre as participantes estava Elisângela Mendonça, mãe da recém-nascida Elisa, de apenas 10 dias. Elisângela conta que, nessa que foi a sua terceira gestação, passou por momentos difíceis, mas que todo o processo se tornou mais ameno graças ao atendimento que recebe na Unidade Básica de Saúde Francisco Eduardo de Paiva, localizada no Rui Lino.
“Sofri com pressão alta na gestação e na hora do parto, mas a orientação e o acompanhamento que recebo na minha unidade de saúde fez toda diferença. Já tinha dois filhos, mas com a Elisa tem sido tudo diferente e novo. Esse trabalho de acompanhamento tem sido muito importante”, completou Elisângela.
Luana Lima, que também é atendida na Unidade Básica de Saúde Francisco Eduardo de Paiva, mãe do Yuri de um ano e quatro meses, conta que o apoio e orientações a levaram a cuidar bem do primeiro filho e a entender a importância de amamentar. “Muitos acham feio quando damos de mamar a um filho já grande. Meu filho teve amamentação exclusiva até os 06 meses e ainda hoje mama todos os dias, onde e quando ele precisa. Ajuda na saúde e no crescimento dele”, ressaltou.
Ações de aleitamento – Para Teresa Mont’Alverne, coordenadora da Área Técnica da Mulher, Criança e Adolescente da Semsa e responsável pela Semana do Aleitamento Materno em Rio Branco, o evento se faz necessário à medida que leva à população mais informações sobre a amamentação. “É importante para mãe, para criança e para todos nós. Todas as nossas ações estão sendo positivas. As mães e os familiares estão comparecendo ao longo de todo nossa programação”, avaliou.
A programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno se encerra na próxima segunda-feira, 07, mas, para promover o “Agosto Dourado”, que passou a ser lei em abril de 2017, instituindo este período como o mês do aleitamento materno, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) intensifica as ações de aleitamento materno, nas unidades básicas de saúde da capital ao longo de todo o mês.