X

Operação prende oito pessoas e apreende 20 motosserras em cidades em municípios acreanos

 

Operação “Assentamento Verde”, parceria da Polícia Militar e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), prendeu oito pessoas em flagrante pelo crime de desmatamento ilegal nas cidades de Xapuri, Sena Madureira e Porto Acre. A força-tarefa ocorreu entre os dias 7 e 25 deste mês.

O Batalhão Ambiental (BPA) da PM afirma que, além das prisões, foram apreendidos vinte motosserras, dois quadriciclos, duas caminhonetes, cinco tratores, combustível e gêneros alimentícios. O comandante do BPA, major Samir Freitas, diz que o material seria utilizado no desmate de pelo menos 2 mil hectares de mata.

Freitas ressalta que a operação teve uma organização conjunta entre as instituições e deve ter desdobramentos em outras localidades. Nessa fase, que durou quase 20 dias, houve a participação de 16 policiais militares, além dos funcionários do Ibama.

“Houve uma união de esforços para atuar no combate ao desmatamento. É um período crítico, favorável ao desmate, porque o pessoal consegue ter acesso a lugares distantes [na mata]. Conseguimos fazer uma apreensão bastante considerável”, complementa o comandante.

Das oito pessoas presas, ainda de acordo com o batalhão, cinco foram conduzidas à sede da Polícia Federal e as outras três para a delegacia de Polícia Civil na cidade de Xapuri.

Cinco tratores foram apreendidos durante operação (Foto/ Divulgação- PMAC)
A Gazeta do Acre: