Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Prefeitura inicia 1ª fase de licitação para 60 permissões de mototáxi que irão atuar na Capital

Prefeitura inicia 1ª fase de licitação para 60 permissões de mototáxi que irão atuar na Capital

 

A prefeitura de Rio Branco iniciou nesta segunda-feira, 21, o processo de licitação de 60 novas permissões de mototáxi para capital, através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (Rbtrans). A primeira fase da licitação acontece ao longo de dois dias, segunda e terça-feira, 21 e 22 de agosto, no Teatrão.

O chefe do Departamento da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura, Dorinaldo Vale, explica que a primeira fase da licitação constitui um período de análise de documentação dos licitantes. “Ao longo desses dois dias a comissão fará análise da documentação para avaliar se o licitante está habilitado”, explica Dorinaldo.

A comissão que analisa a documentação dos licitantes é formada por técnicos da Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Prefeitura, da Rbtrans e 3 representantes dos mototaxistas.

O processo conta com aproximadamente 308 participantes, dentre eles o Enélson Monteiro que há cinco anos trabalha como condutor-auxiliar e pleiteia pela primeira vez a concessão para atuar como mototaxista. “Tenho uma boa expectativa. Ganhando a permissão, deixamos o aluguel”, conta.

O presidente do Sindicato dos Mototaxistas do Acre (Sindmoto), Luiz Araújo, avalia positivamente o processo. “Esse processo é importante. O país está passando por um momento de desemprego e ao final deste processo teremos mais 120 pessoas trabalhando. Uma vez que uma concessão permite um permissionário e um condutor-auxiliar”, avalia o presidente.

A Rbtrans ressalta que o número de permissões está sendo ampliado em virtude da defasagem entre o serviço ofertado e o índice populacional de Rio Branco, de acordo com o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), onde a população estimada é de 377.057 habitantes. Conforme a Lei nº 1.538 a proporção deve ser de 1 permissionário para cada 600 habitantes.

Após a análise de habilitação dos licitantes, será realizada a análise técnica, onde serão analisados a pontuação de carteira, verificando se consta infrações na CNH do licitante e os mesmos serão classificados. A última fase do processo de licitação constará da realização de sorteio das 60 permissões entre os candidatos devidamente habilitados e aprovados, com previsão para segunda quinzena de setembro.

Sair da versão mobile