Conhecido por sua luta em defesa do Rio Acre, o geógrafo e professor Claudemir Mesquita lança, nesta sexta-feira, 1º de setembro, o livro “A Poética do Rio Acre”. O evento, que será aberto ao público, acontece às 19h, no Centro Cultural do Tribunal de Justiça do Estado do Acre.
O autor aborda de forma poética e, ao mesmo tempo, didática a preservação do manancial. A ideia é sensibilizar os leitores sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, além de conscientizá-los com relação aos impactos causados pela ação do homem.
“A sociedade precisa ver o tamanho do buraco que nós estamos deixando, o tamanho da degradação. Estamos deixando um canal cadavérico para a futura geração e isso não se concebe a minha geração deixar o Rio Acre dessa forma para as futuras gerações. As pessoas que forem ler esse livro vão perceber o quanto nós fomos cruéis com o manancial. Essa relação não foi justa e nós precisamos ser justos com ele.”
Engajado na defesa do manancial há anos, o geógrafo pretende distribuir o livro nas escolas localizadas próximas ao Rio Acre desde o município de Assis Brasil até Porto Acre. O livro também será comercializado na Livraria Paim, segundo Mesquita.
Educação Ambiental
Em entrevista ao Jornal A GAZETA em julho do ano passado, o professor falou da importância da educação ambiental em todos os níveis de ensino. Ele conta que a metodologia utilizada pelos professores precisa mudar e mostrar na prática as consequências de não cuidar do meio ambiente.
“Se o rio soubesse para onde ir ele não passaria por uma cidade. Esse rio não comporta passageiros, somos todos tripulantes, tudo que acontecer vai afetar a todos nós. Nós só vamos entender esse fato com exemplos do que está acontecendo. Só a partir daí a população vai entender melhor a necessidade de se preservar e conservar a floresta e a mata ciliar”, concluiu.