14 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

14 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Reforma política propõe que eleições de 2018 sejam feitas no sistema atual

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
09/08/2017 - 17:06
Manda no zap!CompartilharTuitar

O relator da reforma política na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP), alterou seu parecer original e apresentou hoje (9) uma proposição em que mantém o sistema eleitoral atual para 2018 e 2020 e estabelece que o sistema de voto distrital misto, que combina voto majoritária e em lista preordenada, deverá ser regulamentado pelo Congresso em 2019 e, se regulamentado, passaria a valer para as eleições de 2022.

Em seu parecer original, o relator mantinha o sistema eleitoral atual para as eleições do ano que vem e sugeria a adoção do voto distrital misto, que combina voto majoritária e em lista preordenada, a partir de 2020.

Cândido não incorporou a sugestão de adotar o chamado ‘distritão”, pelo qual vence o candidato mais votado no distrito, como um modelo de transição até 2022. O relatório está sob discussão na comissão especial da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que pode votar ainda nesta quarta-feira se aceita ou não o parecer. Se aprovado, a proposta segue para plenário.

Proposta

A PEC 77/03 é uma das três propostas que compõem a reforma política em discussão atualmente na Câmara. De acordo com o parecer do relator, o voto distrital misto será adotado para a eleição dos cargos de deputados federal, estadual e distrital e vereador nos municípios com mais de 200 mil eleitores. O sistema de lista pré-ordenada seria adotado nas cidades com menos de 200 mil eleitores.

Pelo sistema misto, o eleitor vota duas vezes: uma na lista preordenada pelo partido de interesse e outra no candidato de seu distrito. Os votos recebidos pelo partido são contabilizados de forma proporcional e indicam o número de cadeiras a que tem direito. Os votos nos candidatos dos distritos é contabilizado de forma majoritária, considerando metade das cadeiras.

Segundo o substitutivo apresentado por Cândido, o resultado final é calculado a partir da combinação entre os dois resultados parciais, sendo garantida a eleição dos representantes mais votados nos distritos.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O sistema distrital misto sugerido na PEC é parecido com o que é adotado na Alemanha, mas, segundo o deputado, foi adaptado à realidade brasileira para prevenir possíveis distorções. Na PEC, o relator combinou o sistema distrital com um mecanismo majoritário proporcional.

Em seu parecer, Cândido justifica que a escolha pelo voto distrital misto visa anular a possibilidade de eleição de candidatos com poucos votos, o que ocorre com frequência no sistema atual pelos chamados “puxadores de voto”.

Para valer em 2018, o Congresso deve votar as mudanças na legislação eleitoral até 7 de outubro.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Juízes esclarecem sobre a polêmica audiência de custódia em entrevista coletiva

Próxima Notícia

“Não haverá aumento”, diz Temer sobre alíquota do Imposto de Renda

Mais Notícias

PCAC deflagra operação e prende quatro por morte decretada por facção em Brasil. Fotos: cedidas
4º destaque

Quatro são presos por homicídio ligado a facção no Acre; uma suspeita segue foragida

13/01/2026
De celular a fazenda de R$ 69 milhões: leilões judiciais colocam 15 bens à venda no Acre em 2026
Destaques Cotidiano

De celular a fazenda de R$ 69 milhões: leilões judiciais colocam 15 bens à venda no Acre em 2026

13/01/2026
Foto: Reprodução/Direção Concursos
3º destaque

Inscrições de concursos com 75 vagas na Educação e Saúde em cidade do Acre são prorrogadas; veja data

13/01/2026
Foto: Reprodução
2º destaque

Mais de 110 colisões em postes deixam 92 mil consumidores sem energia no Acre em 2025

13/01/2026
Foto: Ingrid Kelly/Secom
Geral

Procon inicia fiscalização em papelarias e escolas no Acre durante a Operação Volta às Aulas

13/01/2026
Alysson tem o aval de Bocalom para seguir na gestão/Foto: Assessoria
5º destaque

Bocalom garante continuidade do projeto de gestão com Alysson Bestene à frente da prefeitura: ‘sei que é fiel’

13/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

"Não haverá aumento", diz Temer sobre alíquota do Imposto de Renda

País abre 35,9 mil vagas de trabalho; quarto mês com saldo positivo

País abre 35,9 mil vagas de trabalho; quarto mês com saldo positivo

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre