A Uber está prestes a completar dois meses em Rio Branco. A start up começou a atuar na capital acreana no dia 7 de junho. E, mesmo com a recepção contrária de taxistas e órgãos públicos municipais, a Uber segue com o cronograma de fortalecimento das suas operações no Acre. E a tendência é não só implantar aqui o jeito Uber de Mobilidade Urbana, mas também fazer a população de Rio Branco conhecer melhor tudo o que o aplicativo tem a oferecer.
Após participar de encontro de jornalistas da Região Norte com o time da Communications da empresa, em São Paulo, no dia 26 de julho, A GAZETA listou algumas curiosidades sobre a gama de serviços, úteis para ajudar os usuários a explorarem melhor o app da Uber.
- Pagamento com cartão de débito – Além da opção de pagamento com dinheiro (que já está valendo para parte dos usuários em Rio Branco, como forma de teste de operacionalidade), no começo deste mês, a Uber começou a oferecer a opção de pagar com cartão de débito. E o pagamento é feito direto no aplicativo, sem necessidade de o motorista ter maquininha. A opção está disponível , por ora, somente para clientes do Banco do Brasil e Bradesco, com cartões de múltiplas funções (crédito e débito) de bandeira Visa e para clientes do Santander, com cartões múltiplos e de débito de bandeira Mastercard.
- Agendando viagens com até um mês de antecedência – Pelo aplicativo, é possível agendar uma viagem com no mínimo 15 minutos e no máximo 30 dias de antecedência. Isso garante ao usuário saber que o motorista estará lá esperando por você. Para antecipar viagens, basta abrir o app e clicar no ícone de calendário que há ao lado da pergunta “para onde?”.
- Preço dinâmico – O preço dinâmico é volátil. Ele surge quando a demanda por viagens é maior do que a oferta de carros. Isso quer dizer que o preço da corrida na Uber tende a aumentar quando há mais chamados do que carros. Quando o número de pedidos diminui ou quando mais motoristas parceiros chegam àquela região, os preços rapidamente voltam ao normal. É por isso que na Uber quanto mais motoristas-parceiros, melhor é para o sistema.
- Como saber quando o preço dinâmico está ativo – Entendendo o preço dinâmico, chega-se a conclusão de que, quem não quiser pagar mais, basta aguardar até que o preço volte ao normal. Para saber o quanto o preço aumentou, é só olhar no app a observação que aparece acima do valor: “preços pouco acima do normal” ou “muito acima do normal”.
- Uber tem seguro, tanto para o passageiro, quanto para o motorista – Engana-se quem acha que as viagens de Uber são desamparadas. Pelo contrário, a empresa tem apólice de seguro de R$ 100 mil para acidentes durante a corrida que resultem em invalidez ou morte. E R$ 5 mil para despesas médicas. O motorista está segurado a partir do momento em que ele aceita o pedido no app e se destina ao local em que está o passageiro, até o fim do trajeto. Já o usuário, a partir do momento em que entra no carro do motorista-parceiro da Uber.
- Dividindo o preço entre usuários diferentes – No app, dá pra dividir o valor em até 4 cartões diferentes. Para isso, basta clicar nos detalhes da viagem e escolher a opção ‘dividir valor’, depois coloque os números de telefone das pessoas com quem quer dividir. Elas receberão uma notificação e, então, podem confirmar a operação.
- Compartilhando a sua rota – Seja por motivos de trabalho, ou pessoais, é possível compartilhar com alguém todo o seu trajeto até chegar no seu destino. Depois de entrar no carro, abra os detalhes da viagem e clique em “compartilhar rota”. Seus escolhidos vão receber um link com a sua localização exata, em tempo real, no mapa, além das informações do carro e do motorista parceiro. Quem recebe não precisa ter o app da Uber instalado no celular.
- Durante a viagem, você encontra cada vez mais conteúdo – Enquanto você realiza uma viagem, você tem acesso exclusivo a conteúdos através do aplicativo, tais como desbloquear filtros exclusivos de Snapchat. E a empresa promete novidades em breve!
- Criando perfis para separar pagamentos – Pelo aplicativo, é possível configurar outros perfis de pagamento, além do seu Pessoal, na mesma conta. Isso permite que você crie um Perfil de Trabalho, por exemplo, e pague usando o cartão corporativo, com os comprovantes indo direto para o e-mail da empresa. Dá pra criar um Perfil Familiar, também, e incluir filhos ou outros parentes, concentrando e controlando todas as cobranças em um cartão de crédito.
Confira na edição de amanhã alguns serviços que a Uber oferece pelo Brasil afora, e que, após superar os obstáculos políticos em Rio Branco, podem um dia chegar aqui.