O jornal A Gazeta bateu um papo nesta semana com a vereadora de Rio Branco, Elzinha Mendonça (PDT). A parlamentar falou um pouco sobre o aprendizado ao longo do primeiro semestre legislativo e comentou a expectativa dos trabalhos nos próximos meses de atividade na Câmara da Capital.
“Foram meses de aprendizado (…) O legislativo mirim é realmente uma escola. No segundo semestre, se Deus quiser, vamos desenvolver aquilo que aprendemos ao longo desses últimos seis meses”.
A vereadora falou também sobre sua produtividade legislativa. Entre as matérias apresentadas no parlamento municipal, ela destacou o PL que dissemina a divulgação da linha de denúncias contra as mulheres da Capital.
“Por meio desse projeto, queremos que todos os estabelecimentos de alimentação, hospedagem e afins tenha em evidência o Disque 180”.
Elzinha frisou ainda que o fortalecimento nas políticas públicas em favor da mulher é um dos focos de seu mandato.
Essa é uma pauta que ainda pretendo trabalhar, em todos os sentidos, desde a dona de cabeça quanto a profissional. Em especial, a mulher no parlamento. Quando se fala de mulheres no parlamento sabemos que nossa representatividade ainda é muito pequena, então, queremos fazer essa defesa.
Por fim, a vereadora pontuou sobre o fortalecimento da sigla a qual pertence e sobre como o PDT tem preparado para a eleições no próximo ano.
“O PDT é um partido que está em ascensão (…) Acredito que através do engajamento de todos, vamos conseguir um resultado positivo nas eleições de 2018. Tudo parte de um sonho e tenho visto que os sonhos do PDT têm se concretizado. Fico feliz com o engrandecimento do PDT”.
Confira a entrevista:
A GAZETA – Qual avaliação que você faz dos seus primeiros seis meses de mandato?
Elzinha Mendonça – Então, foram meses de aprendizado, inclusive, comentei isso em meu discurso, na tribuna, quando retomamos os trabalhos no plenário da Câmara de Rio Branco. Tudo era muito novo para mim. Uma coisa é você passar dez anos numa militância, nos bastidores, e outra coisa é você ser inserido no meio parlamentar. Tenho muita humildade de dizer que estava aprendendo nesse período. A questão do rito, do funcionamento dentro do parlamento. Foi um período positivo, pois foram meses de aprendizado. O legislativo mirim é realmente uma escola. No segundo semestre, se Deus quiser, vamos desenvolver aquilo que aprendemos ao longo desses últimos seis meses.
A GAZETA – De toda sua produção legislativa, qual projeto a senhora destacaria?
Elzinha Mendonça – Apresentei um Projeto de Lei que visa disseminar a divulgação da linha de denúncias contra as mulheres da Capital. Por meio desse projeto, queremos que todos os estabelecimentos de alimentação, hospedagem e afins tenha em evidência o Disque 180. Muitas mulheres ainda sofrem calada por desconhecerem seus direitos, por desconhecerem que existe um número do qual se pode denunciar o companheiro agressor. Para você ter uma ideia, somos a sexta capital onde mais acontece violência contra a mulher. Apesar da Lei Maria da Penha estar em vigor, essa incidência não diminui.
A GAZETA – Como tem sido o resultado do projeto?
Elzinha Mendonça – Positivo. Bom seria se pudéssemos erradicar a violência contra a mulher, porém, sabemos que as coisas são um pouco complicadas. Tenho acompanhado muitas mulheres e a cada dia percebo o quanto é importante fortalecer políticas públicas em defesa a integridade física e psicológica. Por falar nisso, essa semana visitei a Casa Mãe da Mata. Esse é um grande trabalho que nosso Estado faz, abrigando mulheres, dando assistência psicológica e social para que tenham a oportunidade de serem inseridas novamente na sociedade.
A GAZETA – O fortalecimento nas políticas públicas em favor da mulher é um dos focos de seu mandato?
Elzinha Mendonça – Sem dúvidas. Tão logo iniciou os trabalhos na Câmara, fui eleita como a presidente da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Mulher. Essa é uma pauta que ainda pretendo trabalhar, em todos os sentidos, desde a dona de cabeça quanto a profissional. Em especial, a mulher no parlamento. Quando se fala de mulheres no parlamento sabemos que nossa representatividade ainda é muito pequena, então, queremos fazer essa defesa.
A GAZETA – Qual o diferencial da vereadora Elzinha para os demais parlamentares da Câmara?
Elzinha Mendonça – Sou uma pessoa que não me preocupo com a quantidade, mas com a qualidade. Não me interessa apresentar inúmeras indicações, o que desejo é dar resolução a problemas. Faço questão de verificar in-loco a demanda, conversar com a população, elaborar a indicação, ligar para o secretário, enfim, gosto de participar de todo o trâmite. Sei que a maioria das pessoas se preocupar com produção legislativa, mas meu foco não está nisso. Tenho buscado fazer da melhor forma meu trabalho.
A GAZETA – A senhora foi a vereadora mais votada nessa última eleição. Que peso tem isso em seu mandato?
Elzinha Mendonça – Sem dúvidas é uma grande responsabilidade. A vereança em si já é uma grande responsabilidade. Tenho buscado responder a população da forma mais positiva possível. Tenho ido pessoalmente nos bairros, conversado com a população e buscado saber como posso contribuir no coletivo. Tenho dado o meu melhor para fazer um bom trabalho e, dessa forma, retribuir a confiança que nos foi depositada.
A GAZETA – Qual a expectativa para o segundo semestre na Câmara?
Elzinha Mendonça – A melhor possível. Estou confiante naquilo que me propus a fazer. Tenho uma grande responsabilidade junto as pessoas que me deram esse mandato. Vamos apresentar novos projetos, trabalhar de forma transparente e cada vez mais próximo da população.
A GAZETA – Como o PDT vem organizando para a eleição do próximo ano?
Elzinha Mendonça – Estamos na fase de conversas. O PDT é um partido que está em ascensão. Acredito na organicidade, na unidade e é isso que temos trabalhado. Tenho enxergado com muita alegria um companheirismo, um comprometimento de toda a executiva e militância do PDT. Acredito que através do engajamento de todos, vamos conseguir um resultado positivo nas eleições de 2018. Tudo parte de um sonho e tenho visto que os sonhos do PDT têm se concretizado. Fico feliz com o engrandecimento do PDT.