Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

XI Semana da Diversidade começa nesta terça; conheça detalhes da programação

 

Tem início nesta terça-feira, dia 1°, a XI Semana da Diversidade do Acre. A abertura da programação acontece com o lançamento da cartilha ‘O que você precisa saber sobre Direitos LGBT’, idealizada pelo Centro de Atendimento à Vítima (CAV), do Ministério Público do Estado.

Ainda na solenidade de abertura, que ocorre às 8h30, no auditório do MP/AC, será entregue a premiação do Troféu ‘Rogério Sábio da Paciência’. O prêmio homenageia aliados(as) defensores(as) dos Direitos Humanos da População LGBT do Acre, que atuam tanto no meio jurídico, médico, cultural e educacional, contribuindo na luta contra a LGBTFobia e pelo fim do preconceito e discriminação.

O troféu leva o nome ator Rogério Sábio da Paciência, que foi um dos pioneiros membros da realização da I Semana Acreana da Diversidade em 2005, vanguardista e com ideais libertadores na defesa dos direitos humanos da população LGBT do Acre. Rogério morreu em 2006, em um trágico acidente de moto.

Este ano, receberão o prêmio: Eronilce Chaves da Costa. Categoria: Mãe da Diversidade; O Instituto Ecumênico Fé e Política. Categoria: Entidade de Direitos Humanos; O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Acre, Oswaldo D´Albuquerque Lima Neto; e na categoria Operador do Direito será homenageado o Juiz de Direito Titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco, Danniel Gustavo Bomfim Araújo da Silva.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Acre (OAB/AC), Karla Martins e o padre Mássimo Lombardi também serão homenageados por sua atuação como defensores dos Direitos Humanos.

Na abertura da programação, terá palestras como ‘Importância do Uso do Nome Social para a dignidade das pessoas Trans’, proferida pela transexual, psicóloga, mestre em Saúde Mental pela Unicamp, Roberta Fernandes de Souza.

O Procurador de Justiça, Sammy Barbosa Lopes, do MP, aborda em uma palestra ‘Fundamentos do Estado Democrático de Direito e os Avanços das Questões de Intolerância e Ódio’.

À noite, a programação prevê a apresentação na Filmoteca Acreana, na Biblioteca Pública.

Na quarta-feira, 2, o presidente do Fórum de ONG´s LGBT do Acre, Germano Marino, ministrará a palestra ‘Cidade Diversa’, na Sede da Secretaria Adjunta da Mulher. E às 19h será realizado um torneio de futsal formado por mulheres lésbicas e Bissexuais, na quadra de esporte do bairro Seis de Agosto.

A XI Semana é promovida pelo Fórum de ONGS LGBT do Acre.

Sair da versão mobile