Em visita à Unidade Básica de Saúde Manoel Alves Bezerra, na Cidade do Povo, nesta quarta-feira, 20, o prefeito Marcus Alexandre anunciou para os usuários que a partir de dezembro os serviços oferecidos serão expandidos e a equipe será ampliada para proporcionar um melhor atendimento aos moradores da localidade: serão lotados mais dois médicos, dentista, técnicos em laboratório, agentes comunitários de saúde (ACS) e farmacêutico na UBS. Também haverá coleta de sangue no próprio local e a dispensação de medicamento controlado, além do horário de funcionamento que passará a ser corrido, sem interrupção no horário do almoço. “A quantidade de moradores aqui na Cidade do Povo aumentou consideravelmente e os serviços de saúde têm que acompanhar essa expansão”, destacou o prefeito.
O numero de médicos atendendo a na unidade será ampliado de dois para quatro e a equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) passará de 12 para 18. Atualmente, para realizar a coleta de sangue, os usuários precisam ir até a Unidade de Referência de Atenção Primária (URAP) Cláudia Vitorino, localizada na entrada do bairro Taquari, o que a partir de dezembro não será mais necessário com a lotação de dois técnicos de laboratório. E o farmacêutico vai fazer a dispensação de medicamentos controlados, o que hoje não é possível naquela UBS.
O secretário Municipal de Saúde, Oteniel Almeida, explica que quando a UBS foi inaugurada, em maio de 2016, havia 1.800 casas ocupadas na Cidade do Povo e atualmente são mais de 3.300. “Por isso, a necessidade de ampliarmos os serviços. Até dezembro, a secretaria Municipal de Saúde (Semsa) vai contratar os aprovados em concurso recente para compor as vagas da UBS da Cidade do Povo”, completou o gestor.
Claudinéia Menezes, que mora na localidade, comemora as mudanças anunciadas pelo prefeito Marcus Alexandre. “Será mais cômodo para gente poder tirar sangue aqui mesmo e contar com dentista. Mais médicos também vão fazer toda a diferença pra gente que mora aqui. Estamos agradecidos e felizes”, disse.
A UBS Manoel Alves Bezerra foi a vigésima unidade inaugurada pelo prefeito Marcus Alexandre. Ela garante atendimento de atenção básica, enquanto a UPA, existente na localidade, atende as urgências e emergências. (Assessoria PMRB)