X

Sol liberta monstruosa erupção solar, a mais forte da década

No passado dia 6 deste mês, o sol lançou duas poderosas erupções solares, sendo que a segunda foi a mais intensa registada desde o início desse ciclo de atividade solar, em dezembro de 2008, segundo informou a NASA em comunicado.

As duas deram-se pelas 6:10 da manhã e a segunda foi a mais poderosa desta década. Uma erupção solar de classe X, a categoria de erupções solares mais poderosas, explodiu de uma grande mancha solar na superfície da nossa estrela.

Até ao momento a maior erupção tinha sido detetada em 2015, agora a erupção X2.2 foi a mais forte e só começou a diminuir 3 horas depois, às 9:02 da manhã, para uma uma erupção X9.3, de acordo com o Centro de Previsão de Clima Espacial da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (SWPC) dos EUA. A última erupção X9 ocorreu em 2006 (chegando em X9.0).

Segundo informações do SWPC, as erupções provocaram perturbações nas comunicações rádio de alta frequência, perda de contacto durante uma hora sobre o lado iluminado pelo sol da Terra e as comunicações de baixa frequência, usadas na navegação, ficaram reduzidas também durante uma hora.

Estas erupções podem alterar o funcionamento dos satélites de comunicação e sistema de posicionamento Global (GPS), assim como as redes de distribuição elétrica ao chegarem à atmosfera superior da Terra. As duas erupções ocorreram numa região ativa do Sol onde já havia ocorrido uma erupção de intensidade média a 4 de setembro.

A Gazeta do Acre: