Em cerimônia bastante prestigiada pela comunidade, o prefeito Marcus Alexandre e o senador Jorge Viana inauguraram na sexta-feira, 22, a quadra de esportes “Raimundo Vidal de Souza”, no bairro Vale do Carandá, na Baixada da Sobral, a 9ª nesse modelo –mas, no total, já são cerca de 50 equipamentos esportivos construídos e revitalizados em toda a capital desde o primeiro mandato de Marcus Alexandre. No Carandá, o projeto da quadra poliesportiva alcança área total de 834 metros quadrados. Muita música e um torneio de futsal marcou a entrega oficial do equipamento.
Viabilizado através de convênio com o Ministério do Esporte, por meio de emenda parlamentar do senador Jorge Viana, e recursos do Tesouro Municipal, o projeto de construção da quadra contempla, segundo o secretário de Esporte e Lazer de Rio Branco, Afrânio Moura, estrutura completa para a prática esportiva. “Eu fico muito alegre e satisfeito de poder contribuir com meu mandato de senador com o prefeito Marcus Alexandre”, disse o senador Jorge Viana.
A quadra pode ser usada para atividades de basquete, vôlei e futebol, contando com iluminação, bancos de concreto, lixeiras em metal e paisagismo no entorno, além de um parquinho que antes de ser inaugurado já chamava a atenção da criançada, como as netinhas de dona Eva de Matos, moradora do vizinho bairro Bahia Nova.
Esporte, conforme o próprio prefeito lembrou, é política de governo na gestão de Marcus Alexandre. Além das quadras poliesportivas do Aroeira, Belo Jardim, Carandá, Ilson Ribeiro, Jequitibá, Juarez Távora, Universitário III e Vila Nova Jerusalém, outras três estão em construção (na APAE do Conjunto Esperança, no Residencial Santa Cruz e na Vila da Amizade, além da quadra de areia no bairro Santa Inês).
Os investimentos garantiram ainda a construção de oito quadras de grama sintética, cinco quadras de areia, um campo de futebol society e 17 academias da comunidade, além da reforma e ampliação da praça e quadra do Conjunto Mascarenhas de Moraes e reforma da praça e quadra de areia do Conjunto Xavier Maia. O plano de trabalho para os próximos anos inclui a construção de mais 16 equipamentos esportivos na capital.
Raimundo Vidal, uma vida dedicada ao trabalho
A família do líder homenageado ficou grata pela lembrança. O nome escolhido para o novo equipamento foi escolhido pela própria comunidade como reconhecimento a um dos primeiros moradores do bairro e grande incentivador do esporte local: Raimundo Vidal de Souza, falecido em 2005 aos 82 anos. Nascido no município de Granja, no Ceará, Seu Raimundo chegou ao Acre em 1945 e se instalou na região onde hoje é o bairro Bahia e construiu um engenho de fazer rapadura, como conta o seu filho que herdou o nome do pai e a paixão pelo esporte, Raimundo Vidal de Souza Filho, dono do Campo do Vidal, um dos mais tradicionais da capital.
Logo após o ato de inauguração, dois amistosos marcaram o início das atividades na quadra do Carandá. O primeiro confronto ocorreu entre duas equipes femininas de futsal. Na sequência jogaram equipes master. No torneio que envolveu várias equipes, foram distribuídos troféus e medalhas. (Ascom PMRB)