Com recursos de emenda parlamentar do senador Jorge Viana, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria de Obras (Seop) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (Rbtrans), está adequando o corredor de ônibus da Avenida Brasil ao sentido correto de desembarque. Os passageiros que antes paravam do lado da Praça da Revolução, depois da conclusão da obra, agora vão desembarcar na frente do Banco do Brasil e da Caixa Econômica. O corredor exclusivo de ônibus segue até o Terminal Urbano.
A etapa atual da obra, vistoriada pelo prefeito Marcus Alexandre nesta sexta-feira, 22, é de retirada do asfalto, para o reforço da base, para que a via receba nova camada asfáltica. A base feita de pedras terá altura de cerca de 20 centímetros. As calçadas dos dois lados da Avenida Brasil serão niveladas e padronizadas. O prefeito ressalta que as alterações proporcionarão mais segurança e eficiência ao trânsito no Centro de Rio Branco. “O fluxo de ônibus estava do lado errado da via, o que estamos corrigindo agora até o Terminal. Essa mudança vai facilitar o desembarque dos usuários. Isso também vai melhorar o fluxo no cruzamento com a Avenida Marechal Deodoro”, explica o prefeito.
A previsão é de que em novembro a obra esteja concluída, o que, segundo o diretor-superintendente da Rbtrans, Gabriel Forneck, não gera problemas para os usuários do transporte coletivo ou motoristas e pedestres. “As linhas de ônibus que vinham pela Avenida Brasil, estão circulando temporariamente pela Avenida Ceará e alteramos também algumas rotas que vinham do Segundo Distrito, de forma que não há problemas nas linhas por causa dessa obra”.
A intervenção prevê também a instalação de redutores de velocidade para os ônibus que irão trafegar pela Av. Brasil. Nos próximos meses outras readequações serão realizadas nas adjacências visando complementar a intervenção na Avenida Brasil. (Assessoria PMRB)