X

Acreanos reclamam dos sucessivos aumentos no valor da gasolina

O novo valor da gasolina em Rio Branco tem mudado a rotina dos acreanos. Afinal, pagar R$ 4.30 ou mais pelo litro é pesado para o bolso de qualquer um. No interior, o valor, em alguns casos, supera os R$ 5. Esse último reajuste, entrou em vigor desde o último sábado, 9.

O aumento se deu pois, a Petrobras efetivou uma elevação de 2,6% do preço da gasolina em suas refinarias. Além disso, o preço do Diesel também sofre aumento de 1,5%. Este aumento é mais uma em meio a outras mudanças na nova política da petroleira para os combustíveis.

Desde o início desta nova metodologia, a gasolina acumula alta de 15,26% e o diesel, valorização de 20,02%.

Na prática, o acreano está se virando como pode. Mas, de acordo com o professor Mário Silva, está cada vez mais difícil. “Primeiro que não tem diferença em abastecer com gasolina ou álcool. E depois, não é só na hora de abastecer que o bolso pesa”, comentou.

O professor se refere ao efeito cascata que acontece após um aumento como o que ocorreu. “Transporte, mercado e serviços tudo aumenta para custear o valor dos combustíveis. E a nós cidadãos, só resta economizar, reduzir o consumo, pegar carona e até mesmo sistema de rodízio, está valendo para conter os gastos”, sugeriu.

Nas redes sociais, as pessoas comentavam que o aumento veio após um feriado prolongado e que pegou muita gente de surpresa.

“Tomei um susto quando fui abastecer. São centavos que fazem uma diferença enorme”, desabafou a estagiária Bianca Menezes.

 

 

A Gazeta do Acre: