Alunos dos cursos de Aprendizagem do Senac em Rio Branco participaram nos dias 21, 22 e 25 de setembro de palestra e doação de amostra de sangue para se tornar doador de medula óssea. Ao todo foram coletadas amostras de 148 pessoas. As amostras entram nos cadastros nacional e internacional. As atividades foram realizadas pelo Hemoacre em parceria com o Instituto Nacional de Apoio a Vida.
Lindberg Oliveira, que é o responsável por essas ações no Instituto Nacional de Apoio a Vida, contou histórias e buscou colocar os alunos no lugar de um paciente que está à espera de um doador compatível. “Nossa ideia é conscientizar as pessoas sobre a doação e da facilidade em se tornar um doador. Se você pudesse doar R$ 0,50 para ajudar alguém, você doaria? E se pusesse fazer algo para salvar a vida de alguma pessoa, você o faria?”, explicou Oliveira. Após ouvir, por pouco mais de 30 minutos, informações e histórias de Oliveira, os alunos resolveram se tornar doadores.
Kelly de Lima, aluna do curso Técnico em Enfermagem, se tornou uma doadora logo após a palestra. “Eu já queria ser doadora e agora deu certo. Vou ficar orando para ser compatível com alguém, imagina que felicidade você ajudar alguém essa forma”, disse a aluna.
Já para Clecilene Farias de Souza, aluna do curso Técnico em Secretariado contou que foi muito importante a palestra porque esclareceu muito sobre o procedimento. “Poder ter acesso a essa explicação dentro do Senac foi ótimo porque ajuda a informar as pessoas e a incentivar a doação de medula para ajudar outras pessoas”, explicou a estudante.
Podem ser doadores pessoas entre 18 e 55 anos. São coletados apenas 5 ml de sangue para o cadastro. A coleta de sangue é feita no Hemoacre durante o ano todo. O endereço é Av. Getúlio Vargas, 2787 e o telefone (68) 3228-1494.
Acompanhe as ações do Senac pelo site: portal.ac.senac.br e também pelo https://www.facebook.com/SenacAcre/