Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Friale prevê a chegada de onda de frio ao Brasil nesta sexta

A chegada de uma onda de frio polar ao extremo sul do Brasil, na sexta-feira, 15, deve diminuir o calor dos últimos dias no Acre a partir de sábado, 16, prevê o pesquisador meteorológico, Davi Friale, através do site O Tempo Aqui.

Apesar disso, ele esclarece que não se trata de uma friagem e nem tampouco a temperatura despencará, mas a frente fria chega ao leste e sul do Acre e ao sul e oeste de Rondônia e de Mato Grosso, com ventos intensos e fortes rajadas.

“A frente fria será moderada, mas a penetração de ar polar, na Amazônia e em Mato Grosso, será fraca. Entretanto, com certeza, esse ar polar diminuirá sensivelmente o calor dos últimos dias, pelo menos durante a noite”, destaca Friale.

O friozinho que se aproxima do Acre vai diminuir a temperatura para valores mínimos que devem oscilar entre 17 e 19°C, em cidades como Rio Branco e Brasileia até domingo, 17 e segunda-feira, 18.

Friale alerta que condições atmosféricas estarão altamente favoráveis, nesta sexta-feira e no sábado, à ocorrência de fortes temporais no Acre devido à aproximação e posterior chegada dessa frente fria

Em alguns pontos, poderão ocorrer chuvas fortes, muitos raios, ventanias com rajadas acima de 80km/h e eventual queda de granizo, podendo causar sérios transtornos à população, como rápida inundação de ruas, destelhamento e danos às edificações e queda de galhos e árvores, além do perigo das descargas elétricas da atmosfera.

Sair da versão mobile