O deputado estadual Heitor Junior (PDT), em pronunciamento na sessão de terça-feira, 26, cobrou do governo do Estado o cumprimento do convênio com a Clínica do Rim. Considerado pelo parlamentar como uma das mais modernas da Região Norte, a clínica, segundo Heitor, pode auxiliar na realização das sessões de hemodiálise dos pacientes do setor de nefrologia do Hospital das Clínicas de Rio Branco.
“Precisamos promover um tratamento adequado aos pacientes que precisam realizar hemodiálise. Essas pessoas passam por quatro turnos para realizarem seus tratamentos, sacrificando-os, pois, acabam indo ao hospital fora de hora, enquanto o Estado dispõe de um serviço alternativo que é a clínica da doutora Jarine Nasserala, com 18 máquinas”, disse.
Heitor lembra que o Regulamento Técnico para o funcionamento dos Serviços de Diálise, indica que o tratamento de hemodiálise deve funcionar em até três turnos. “Já que a clínica do rim está conveniada e oferece tratamento, nada mais justo que o Estado encaminhar os pacientes para realizar as sessões de hemodiálise com mais conforto e em horário adequado para as pessoas que precisam desse tratamento. Dessa forma, deixará de cumprir os quatro turnos que não são recomendados pela Organização Mundial de Saúde”.
O parlamentar pediu urgência na resolução da questão. “Espero que a Fundação Hospitalar, o Hospital das Clínicas, através da Secretaria de Saúde do Estado, possa tomar essa providência com a máxima urgência, pois estamos comprometendo o tratamento daqueles pacientes ao obrigá-los a realizar quatro turnos”, finalizou.