Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Itaú Cultural promove oficina e reúne mais de 60 fazedores de cultura na Capital

Membros da comissão seletiva do edital Rumos Itaú Cultural promoveu na última terça-feira, 5, uma oficina e bate-papo com pesquisadores, pensadores, gestores e fazedores culturais na Biblioteca Pública, em Rio Branco.

A ideia do encontro é apresentar o programa e tirar dúvidas relacionadas ao certame. Mais de 60 fazedores culturais participaram da oficina, segundo a diretora-presidente da Fundação Elias Mansour e participante da comissão de avaliação do edital, Karla Martins.

Segundo levantamento feito pelo Itaú Cultural, o Acre está entre os estados que possui menor índice de inscrições no programa. Por isso, um dos assuntos debatidos foi como incentivar o envolvimento das pessoas com a cultura e suas expressões.

“O que eles [artistas] mais falaram foi sobre os custos. Fazer um projeto aqui e fora daqui exige custos que nós, muitas vezes, não conseguimos orçar. Além disso, os valores da Amazônia são diferenciados e realmente mais caros do que qualquer outra região do Brasil”.

Para Martins a iniciativa proporciona maior visibilidade para o movimento cultural local. “Foi muito positivo. O Itaú Cultural mostra compromisso do Instituto Cultural do Banco com edital de cultura, mostra uma ação pró-ativa no sentido de ampliar a abrangência do edital”.

A Caminhada Rumos Itaú Cultural passará por 11 capitais brasileiras que tiveram pouca participação nas últimas edições do edital. Este ano, o programa investe R$ 15 milhões em projetos sobre arte e cultural brasileira em qualquer expressão artística ou intelectual.

As inscrições encerram no dia 3 de novembro e podem ser feitas no site da instituição. O resultado será divulgado no dia 28 de maio de 2018, e os selecionados serão informados por telefone e por meio de publicação no site Itaú Cultural.

FOTO – ALEXANDRE NORONHA
Sair da versão mobile