Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Jenilson Leite diz ser favorável ao “distritão” e ao financiamento público de campanha

O deputado Jenilson Leite (PCdoB) comentou a Reforma Política em debate no Congresso Nacional. Ele defendeu a aprovação do voto distrital, que consiste na eleição daqueles candidatos que obtiverem o maior número de votos, extinguindo assim o voto proporcional. O deputado disse também ser favorável ao financiamento público de campanha.

“Sou daqueles que defende que primeiro devemos experimentar o modelo para depois se tirar às conclusões. Mas do ponto de vista inicial prevalecerá os que têm mais votos. A população saberá em que estará votando. Nesta casa entrarão os 24 mais bem votados. Eu acho que tem que ter o financiamento público de campanha. A Lava Jato é fruto do financiamento privado de campanha. Então, não se pode deixar continuar um modelo que não deu certo”, disse o deputado comunista.

Jenilson Leite falou também a respeito da BR-364. Disse que a situação é preocupante por conta da chegada do período chuvoso. Ele frisou que o embate político não é o caminho para ajudar da reconstrução da rodovia, mas sim a união de todos os entes políticos no sentido de garantir em Brasília a liberação dos recursos.

“Eu não poderia deixar de falar de temas como a BR-364. As chuvas de setembro chegaram e os transtornos começam a acontecer, com caminhões parados, atravessados na pista. Eu gostei muito quando o deputado Jesus Sérgio propôs que esta casa faça uma audiência pública e discuta um apoio coletivo. O que falta na BR-364 é recurso. A gente vai passar a vida toda criticando o outro e só vai prejudicar a população. A ação concreta, o nosso trabalho, é buscar alternativas e saídas para ver se as pessoas do Juruá não ficam no isolamento”, frisa.

Sair da versão mobile