O colégio presbiteriano João Calvino promove, de 4 a 6 de setembro, a I Semana de Biologia. A iniciativa visa conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente, despertando responsabilidade ambiental nos estudantes do ensino médio.
Durante a programação ocorre palestras, oficinas, concurso de fotografia, apresentações artísticas e musicais, com a Banda Bellatriz, Saramagos e o cantor Dito Bruzugú, além de salas multimídias. O evento será aberto apenas para acadêmicos de licenciatura de algumas instituições.
Na segunda-feira, 4, estudantes do terceiro ano irão apresentar um trabalho científico, desenvolvido durante aulas de campo na Fazenda Experimental Catuaba, da Universidade Federal do Acre.
Já na terça, 5, quando é comemorado o Dia da Amazônia acontece oficinas e homenagens a data comemorativa, com apresentação do curta metragem sobre a reserva extrativista Cazumbá. Além disso, bombeiros devem ministrar palestra abordando os prejuízos de queimadas urbanas e florestais.
A idealizadora do evento, a professora Allana Alencar, explica que a ideia de fazer o evento surgiu devido à ausência de disciplinas nas áreas de Educação Ambiental.
“A expectativa é alcançar o senso de responsabilidade dos alunos com o meio em que eles vivem. Que cada um dos alunos fiquem embasados na educação ambiental e entendam o processo dinâmico dos seres vivos com o meio em que residem. Eu, como professora, quero tornar meu alunos indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação dos recursos naturais e a sustentabilidade”.
A aluna do terceiro ano Vitória Guimarães, 18 anos, aprovou a iniciativa da escola. “Dá vontade de aprender mais sobre determinado assunto e ajuda os alunos a sair do habitual e expandir para novos ares do conhecimento. É importante porque instiga o aluno a entrar em projetos e conhecer novas coisas”.