X

Veículo da Uber é apreendido no Centro de Rio Branco

Sob os aplausos de taxistas e mototaxista, o carro de um motorista da Uber foi removido pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Rbtrans), no Centro da cidade, na Rua Rui Barbosa, em frente ao Inácio Palace Hotel, no final da tarde desta terça-feira, 5. Outros parceiros do aplicativo estiveram no local para protestar contra a apreensão.

O motorista Ailton Soares, 27 anos, relatou em transmissão ao vivo no Facebook, pelo perfil do jornalista Willamis França, como a abordagem da Rbtrans ocorreu. “Recebi uma solicitação via aplicativo da Uber e já fui me direcionando ao local, em busca dos passageiros. Quando cheguei, notei que os dois entraram no carro. Tratei bem, ofereci uma bala e uma água, dei boa tarde. Eles pediram gentilmente para que eu tomasse uma rota preferencial deles. O destino do aplicativo estava marcando na prefeitura e eles pediram que eu fosse para a frente do Inácio Palace Hotel. Seguindo o recomendado, eu fiz como eles mandaram. Ao virar a esquina, já vi a viatura da Rbtrans. Eles logo pediram para eu parar. Encostei o carro e os dois passageiros já foram conversar com os agentes da Rbtrans. Já estava tudo armado a princípio”.

Segundo um agente de trânsito que não teve o nome divulgado, a Rbtrans recebeu denúncia feita pelos taxistas. Com isso, uma viatura foi averiguar a situação. A ação já é bem comum, revelou o servidor. “A maioria dessas corridas partem do shopping. As pessoas pedem Uber na frente dos taxistas e eles vêem aquilo. Alguns seguem e ligam para a gente para que possamos fazer a abordagem. Sendo concretizada a denúncia, nós fazemos a remoção”.

A advogada da empresa esteve no local acompanhando o caso de Ailton. Um pouco antes da apreensão do carro, o motorista ainda estava esperançoso que tudo se resolvesse. “Eu espero que sejam tomadas as medidas possíveis. Se for o caso, o meu carro será levado. Mas eu quero que a Justiça tome uma decisão, porque a Uber está nessa situação irregular em Rio Branco, mas em outros lugares como Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, a Uber é regular”.

Minutos depois, no entanto, o veículo foi colocado no guincho com a ajuda de mototaxistas, que estavam no local, e levado.

Em junho, a Procuradoria do Município de Rio Branco anunciou a proibição do funcionamento da Uber na capital acreana. Os motoristas que insistirem em realizar o transporte de passageiros estão sujeitos à multa, que pode chegar a R$ 200, além de somar quatro pontos na carteira.

Na época, o procurador Pascal Khalil afirmou que somente após a regulamentação federal do serviço o aplicativo poderá funcionar em Rio Branco. Atualmente, um projeto de lei para regulamentar o Uber tramita no Senado Federal.

A Gazeta do Acre: