Em alusão ao Dia Internacional da Limpeza das Praias e Rios, cerca de 15 voluntários do projeto Filhos da Mãe Terra realizam neste sábado, 16, conscientização ambiental comunitária e limpeza da região da Praia da Base. A ação social será divida em dois momentos, das 8h às 10h ocorre uma conversa com os moradores da região, e das 10h às 12h será o momento da retirada de lixo.
O coordenador do projeto Gabriel Ribeiro, de 18 anos, explica que após visitar a região observou alguns problemas criados pelos próprios moradores, que estão jogando lixo em terrenos baldios e na praia. Por esse motivo, o grupo decidiu também promover conscientização ambiental na comunidade.
“Não adianta irmos sábado, fazer a limpeza se no outro dia as pessoas forem jogar o lixo novamente. Seria um trabalho desnecessário. Vamos fazer essa conscientização de casa em casa, falando da importância da preservação, das matas ciliares e de preservar nossa água, principalmente nesse período de seca”.
O jovem destaca algumas consequências do acúmulo de lixo, como a proliferação do mosquito da dengue, ratos, baratas e outras pragas. Outro problema observado na comunidade foi a falta de saneamento básico.
O projeto Filhos da Mãe Terra faz parte da ONG Embaixada Mundial de Ativistas Pela Paz (Emap). O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável, proteger, salvar e contribuir para a preservação do equilíbrio ecológico e ambiental, com ações que integrem o social, ambiental, cultural e econômico.
“Quando falamos de meio ambiente não é simplesmente plantar uma muda. Nós fazemos, literalmente, um trabalho social. É mudar uma cultura de poluição, de degradação do meio ambiente, com educação ambiental, através de interação nas escolas que nós também fazemos”.
Segundo Ribeiro, qualquer pessoa pode ser voluntária durante a limpeza que começa às 10h. A ação conta com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) e do Rotary Club Rio Branco.