X

Fazendo cobranças

Sem exageros, pode-se afirmar que o Acre realiza esta semana dois encontros que podem gerar transformações profundas não só para o Estado, como para o país, a depender do compromisso e empenho de cada participante e da sociedade.
Como já foi amplamente anunciado, na próxima quinta-feira, será realizado aqui em Rio Branco o 16º Encontro dos Governadores da Amazônia e, no dia seguinte, o Encontro de Governadores do Brasil pela Segurança Pública e Controle das Fronteiras – Narcotráfico, uma emergência nacional.
Para este segundo encontro, espera-se as presenças do presidente da República, de ministros das áreas de segurança e de autoridades de diversos países da América Latina, que já confirmaram sua participação.
Por iniciativa e se poderia dizer por insistência e teimosia do governador Tião Viana, as autoridades devem debater a grave questão do narcotráfico e apresentar soluções práticas e urgentes para preveni-lo e combatê-lo com o um Plano Nacional e Integrado de Segurança, visando, sobretudo, as fronteiras com os países tidos como os maiores produtores e exportadores de drogas, o contrabando de armas e outras contravenções.
É evidente que a responsabilidade maior é das autoridades, mas a sociedade pode e deve participar apresentando sugestões e fazendo cobranças, pois é principal vítima da criminalidade.

A Gazeta do Acre: