X

O inverno está chegando!

[dropcap]S[/dropcap]ei que parece clichê do seriado Games of Thrones, mas a frase não podia vir mais a calhar do que agora para nós, acreanos. O inverno está chegando! Falta pouco. Os indícios disso não são vagantes brancos e nem invasões de selvagens à grande muralha. Não somos tão teatrais quanto isso. Podemos identificar os instantes derradeiros do nosso “verão” por estes dois temporais dos últimos dias.
Pela força deles, o presságio é de mais um período de chuvas forte, intenso. A cada novo vendaval, um rastro de estragos diferente é deixado por Rio Branco. E uma preocupação fica disso: não precisa ser Friale pra antever que o “inverno” trará mais tempestades pelos próximos meses. Precisamos estar preparados para elas.
Não podemos controlar o tempo, mas certamente podemos tomar alguns cuidados para evitar estragos maiores. Zelar pelo evitável, para não fazê-los se somarem à cota dos inevitáveis. Na hora de chuvas com vendavais e raios, procure abrigo. Se estiver pela rua, vá pra algum lugar seguro. Não pare embaixo de árvores (elas funcionam como para-raios) e nem de fios de alta tensão. Se estiver em casa, fique longe de tomadas, equipamentos ligados a elas, canos, portas e janelas metálicas. Poupe-se do uso de celular, computador, TV e quaisquer outros aparelhos elétricos.
Tenha em mente que seu carro é o lugar mais seguro diante da descarga elétrica de raios. Se um raio o atingir, ele será como uma caixa de metal que dissipará a eletricidade (mas não toque as partes metálicas no interior dele). Se cair próximo a ele, os pneus evitarão a descarga.
Se estiver dirigindo, caso você não confie nas suas habilidades como motorista, ligue o alerta e procure um lugar seguro para encostar o carro. Não pare muito perto de árvores e nem da rede elétrica. Se você confiar muito em si mesmo, ainda assim, leve em conta a baixa visibilidade e dirija com atenção mais que redobrada, evite aguaceiros e mantenha a sua velocidade reduzida. Dirija por você e pelos outros. A direção defensiva é sempre a mais segura contra acidentes.
No mais, prepare sua casa para a incidência de chuvas, muita chuvas. Entre outubro até abril, vai ter muita água caindo. Faça as adaptações, reformas e obras necessárias para evitar o transbordamento de rios, lagos, lagoas e da sua rede de esgotos. Todo o cuidado pode lhe poupar de um grande prejuízo material, e contra seu bem maior: a sua vida. Com a vida, não se brinca, não se poupa, nem se negligencia.

Com a vida, não se brinca, não se poupa, nem se
negligencia.

 

 

A Gazeta do Acre: