Servidores e usuários dos serviços de assistência social se reuniram nesta quinta-feira, 26, no auditório da Secretaria de Educação em torno da palestra da médica especialista em Mastologia e Tocoginecologia, representante da Sociedade Brasileira de Mastologia, no Acre, Adriana Marinho. Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Escola do Servidor Municipal, o evento contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (SEE). O objetivo foi chamar a atenção quanto a importância de prevenir o câncer de mama.
“Os servidores estão acostumados a servir, e em raros momentos cuidam de si, refletem quanto a sua saúde”, justificou Dôra Araújo, secretária municipal de Cidadania e Assistência Social. Para Eline Ispper, coordenadora da ação, “é um momento importante que oportuniza aos participantes cuidar da própria saúde.”
Além da palestra, a programação contou com roda de conversa e momento de ginástica laboral. A ação é uma atividade em alusão ao “Outubro Rosa”, criado na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.
De acordo com o, Instituto Nacional do Câncer, Inca, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano.
Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%.
Dados do INCA apontam que o câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Para Jefferson Araújo, que estagia na Divisão de Atendimento Socioeducativo (Diase), “ações como esta enriquece o conhecimento para o trabalho que fazemos no dia a dia.
Prevenção em Rio Branco
A rede municipal de saúde atua de forma preventiva, ofertando: palestras, rodas de conversa, consulta ginecológica e exames de mamografia e ultrassom. Para realização da mamografia é necessário que a usuária faça o agendamento na Unidade de Referência na Atenção Primária (Urap) e Centro de Saúde (CS). A mamografia é ofertada em duas modalidades: diagnóstico, realizada mediante solicitação médica, quando há lesões ou suspeita, em qualquer idade, e a mamografia de rastreamento, realizada em mulheres sem sinais ou sintomas, na faixa-etária de 50 a 69 anos, onde o pedido médico não é necessário. (Assessoria PMRB)