*Cidade movimentada, cheia de gente importante!
*E fora os aperreios e o constrangimento com o “apagão” de telefonia móvel e internet, em plena manhã de evento nacional, em Rio Branco…
*(Afffff mil vezes!)
*A quinta-feira foi produtiva, com a agenda bem organizada pelas equipes do Governo do Estado, para receber os governadores denove estados da Amazônia Legal, além de representantes de outros estados brasileiros e do Peru, da Bolívia e da Colômbia.
*Eita, Acre enjoado de guerra!
*Divididos em cinco câmaras temáticas, os debates foram pautados nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Turismo, Segurança e Consórcio de Desenvolvimento Sustentável.
*E, ao final do dia, os governadores se reuniram para leitura da “Carta de Rio Branco”, documento no qual reafirmaram as responsabilidades diante dos compromissos firmados no encontro.
*Bom, muito bom.
*Como bem disse o secretário estadual de Segurança, Emylson Farias:
*Este não é um momento “para esconder problemas ou maquiar estatísticas”…
* “Mas de encontrar soluções”.
*E, se assim for feito, sem dúvida, estes dois dias serão uma oportunidade histórica para elaborar e cobrar medidas concretas sobre um problema social, econômico e de Saúde Pública (!) que aflige a Amazônia e todos os demais estados brasileiros.
*A programação continua, hoje, com o Encontro de Governadores do Brasil, que discutirá, especificamente, a Segurança Pública e o controle nas fronteiras para combate ao narcotráfico.
*Autoridades federais – dos estados, do Judiciário e do Palácio do Planalto – participarão dos debates.
O presidente Michel Temer que confirmou, desconfirmou, depois confirmou de novo…
*Infelizmente, não estará presente no evento.
*Infelizmente mesmo…
*Porque discordâncias políticas e partidárias à parte, é ele, hoje, quem está (e continuará) com a caneta nas mãos.
*E esta seria, enfim, uma oportunidade ímpar para Temer conhecer de perto as dificuldades e carências dos estados amazônicos;
*As ideias e estratégias apresentadas, em conjunto, pelos governadores;
*E quem sabe, deste modo, se sensibilizarsobre a urgência para a construção de um Sistema Nacional de Segurança Pública.
*É o que governador Tião Viana realmente espera.
*Vamos acompanhar.
*Ainda sobre a movimentação intensa na cidade com os eventos de repercussão nacional e internacional, leitora manda mensagem de agradecimento ao presidente Temer:
* “Obrigada, presidente, pelas ruas limpas, sinalizadas e pintadas, buracos tapados e veículos novos para segurança. Prometa que virá mais vezes ao Acre!”.
*Ririri.
*Que língua!
*Vamos em frente.