Na manhã desta segunda-feira, 2, aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o lançamento do Programa Jovem Parlamentar Acreano, que foi criado por meio de um projeto de resolução de autoria do deputado Daniel Zen (PT). A iniciativa é uma forma de fazer com que os jovens vivenciem o processo político democrático acreano. O evento contou com a presença de autoridades, gestores e estudantes da rede pública de ensino.
O governo do Acre, por meio da Secretaria Estadual de Educação (SEE), em parceria com a Aleac e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), proporcionará que os estudantes do ensino médio regular vivenciem o processo político. Um total de 24 escolas participarão do projeto, que contará com uma quantidade de estudantes proporcionalmente igual ao número de parlamentares do Poder Legislativo acreano.
Haverá uma eleição nas escolas para escolher entre os alunos que se candidatarem os que irão participar do processo. Os estudantes escolhidos vivenciarão os trabalhos de um parlamentar estadual por quatro meses, aprendendo sobre o funcionamento das sessões ordinárias e solenes, comissões, audiências públicas, elaboração das proposições e processo legislativo.
O presidente da Aleac, deputado Ney Amorim (PT), agradeceu a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e também do governo, por meio da Secretaria Estadual de Educação. Falou também sobre a satisfação em contribuir com o projeto e desejou boa sorte aos alunos que irão participar da experiência.
O autor do projeto de Resolução que cria o Programa Jovem Parlamentar Acreano, deputado Daniel Zen (PT), falou sobre a importância de envolver os alunos no processo político, lhes proporcionando a oportunidade de vivenciar as responsabilidades de um parlamentar.
“Havia um processo semelhante aqui na Aleac, que era o programa “Deputado por um dia”, mas percebemos que isso podia melhorar, e inspirados no programa “Jovem Senador” fizemos uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado para aprofundar essa experiência”, explicou.
O Secretário Estadual de Educação, Marco Brandão, que participou do evento representando o governo, discorreu sobre a importância do projeto para despertar nos jovens o interesse pela política. O gestor também demonstrou preocupação com o desinteresse da juventude em relação à política e destacou que essa é uma forma de mudar essa situação.