O calor deve dar trégua nos próximos dias com a chegada de uma fraca frente fria ao estado. Segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale, existe possibilidade de ocorrer temporais, nesta terça-feira, 3, com ventos que podem ultrapassar 80km/h. Ele não descarta a possibilidade de queda de granizo.
“Não será friagem nem tampouco haverá frio, mas a temperatura cai e interrompe o calor dos últimos dias na região”, publicou em seu site O Tempo Aqui.
Em Rio Branco e Brasileia, a previsão, de acordo com Friale, é de céu encoberto e chuvas a qualquer momento. A temperatura máxima deve ficar abaixo de 26ºC. Em algumas cidades a temperatura mínima pode ficar abaixo de 16ºC.
Na semana passada, uma forte chuva causou transtorno em vários lugares de Rio Branco. O Corpo de Bombeiros atendeu 61 ocorrências entre queda de árvores, destelhamento e inundações. Uma árvore caiu em cima de uma casa na Rua Rio de Janeiro, e deixou uma mulher com ferimentos leves.
Diante das previsões climáticas, o Corpo de Bombeiros orienta a população a procurar abrigo em caso de temporais. O major Falcão explica que a pessoa precisa ficar atenta ao local onde busca abrigo, sobretudo se estiver em sua casa.
“Que não fiquem dormindo como se nada tivesse acontecendo. É para ficar observando a situação da sua casa, por exemplo, a questão do destelhamento ou se há arvores nas proximidades. Se o vento ficar muito forte, procurar outro abrigo.”
Para quem estiver na rua, a recomendação é buscar abrigos em prédios seguros, e ficar longe de árvores ou paradas de ônibus. “Procurar prédios que tenham sistema de segurança contra raios, principalmente se essa tempestade vier acompanhada de raios e trovoadas. Enfim, ter atenção máxima nesse momento de chuva e ventania”.
Após temporal, amigos fazem campanha para reconstruir casa de família
A forte chuva que caiu sobre a capital acreana na semana passada destelhou e arrancou as paredes da casa do autônomo Reginaldo Andrade, de 31 anos. Em apenas um dia choveu 74,6 milímetros, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Durante todo o mês de agosto, o índice foi de 38,6 mm.
Sensibilizado com a situação, o empresário Júnior Araújo, de 23 anos, e alguns amigos, iniciaram uma campanha para arrecadar o material e reconstruir a casa da família, que mora na Baixada da Sobral.
Com a campanha nas redes sociais, o empresário já começou a receber a doação de materiais para a obra. Ele conta que os trabalhos de recuperação da casa também começaram. Interessados em ajudar podem procurar o Facebook do empresário.