X

Deputado anuncia que bancos cooperativos começarão a administrar os recursos do FNO

O deputado estadual Lourival Marques (PT) destacou a reunião com dirigentes do Banco da Amazônia e das cooperativas de crédito no estado, Sicoob e Sicredi. O objetivo do encontro, segundo o parlamentar, foi debater a possibilidade dos bancos cooperativos e as confederações de cooperativas de créditos receberem os recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO), diretamente do Ministério da Integração Nacional.

Marques frisou que alguns produtores estariam tendo dificuldade de acessar o crédito devido os bancos oficiais não estarem presentes nas localidades mais remotas. “Por se tratar de um instrumento que estimula o empreendedorismo e aquece a economia, creio que seja necessário facilitar o acesso aos financiamentos tanto para as operações de crédito rural quanto às operações de créditos urbana. Os bancos cooperativos e as confederações de cooperativas de créditos receberiam os valores direto do Ministério e os repassaria as instituições de crédito autorizadas a funcionar pelo Banco Central”, disse.

Marques lembrou ainda que na última semana o Ministério da Integração publicou na semana passada, no Diário Oficial da União, uma Portaria tratando sobre o assunto. A expectativa é que nos próximos 30 dias as cooperativas já estejam operacionalizando o FNO.

“Agora precisamos colocar em prática. Que esses recursos estejam disponíveis para que outras instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central do Brasil e que possam realizar operações de crédito. Elas atuam de forma complementar aos bancos administradores na concessão de financiamentos, e intensificam o atendimento a um público que por vezes ainda não foi contemplado”, falou o deputado.

Fundos

Os Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste têm por objetivo contribuir para o desenvolvimento econômico e social das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mediante a execução de programas de financiamento aos setores produtivos, em consonância com os respectivos planos regionais de desenvolvimento.

A Gazeta do Acre: