Em visita ao Jornal A GAZETA, a diretora regional Centro Oeste da Claro, Soraia Tupinambá Gomes, anunciou o início da implantação do 4,5G para internet móvel em Campo Grande/MS e já adiantou que o próximo passo da operadora será trazer a mesma tecnologia para Rio Branco. Trata-se de uma das redes mais modernas do mundo. A única cidade brasileira que já usa tal velocidade é Brasília/DF, com implantação concluída em abril deste ano, realizada, inclusive, pela Claro.
A tecnologia 4,5G representa muito mais velocidade. Ou, como a própria diretora Soraia Gomes prefere mensurar, é uma internet de 10 a 20 vezes mais rápida. Em outras palavras, se você navega hoje com a rede 4G, numa velocidade média de 25 Mbps, com o incremento da rede 4,5G, a sua velocidade poderá chegar, em alguns casos, a ser de 200 a até 400 Mbps. É um desempenho para internet móvel melhor do que muitos tipos de banda larga fixa. “Acima desta modalidade de rede, só terá a 5G, mas ela só deverá chegar ao mercado em 2020. Até lá, adiantamos essa modalidade inovadora, que é a 4,5G. E agora damos o primeiro passo para trazer isso para Rio Branco”.
Mas quando isso, de fato, os clientes Claro da Capital acreana vão utilizar a rede 4,5G? “Já começamos a trabalhar na implantação. Agora é questão de tempo e de ampliar o serviço. Vamos entregar em breve, quando houver volume suficiente para a população acreana sentir o benefício dessa tecnologia da rede 4,5G”, estimou a diretora.
Cobertura no Acre
De acordo com Soraia Gomes, a Claro é a única operadora que cobre 100% dos municípios do Estado (até mesmo os inacessíveis), e cobre com voz e dados pela tecnologia 3G. Já com a 4G, a operadora chega a quase 60% dos municípios acreanos. “E isso lembrando que o 4G da Claro é, comprovadamente, o mais rápido do Brasil, atestado pelo OpenSignal (entidade independente sediada em Londres, cujo aplicativo mede a velocidade dos usuários e traça um comparativo)”.
A diretora também frisa que a Claro lançou em Rio Branco, no último final de semana, as operações de rede 4G na frequência de 700 MHz. “Isso significa que vamos ter uma cobertura ainda maior aqui no Estado, com uma penetração indoor e melhoria na qualidade da rede”, explicou ela.
Mais investimentos para o Estado
A Claro tem participação muito importante de mercado no Acre. É a operadora que detém 21,68% de market share no Estado. A diretora Soraia Gomes destaca que a receita da Claro aqui, aliás, uma das que mais crescem no país. Por isso, em reposta, ela assegura que a empresa segue investindo “fortemente” no Acre.
“Com o 4,5G, vamos trazer para o Acre o que há de mais moderno em tecnologia de ponta. E também inovamos na parte de oferta de conteúdos e serviços. Nosso portfólio é completo. Temos inúmeros conteúdos através do Claro Vídeo e do Claro Músicas, sendo que se você for usuário nosso, não são descontados na sua franquia de dados. A Claro é a única operadora que oferece pacotes de planos ilimitados de voz, tanto para pós controle como pré-pago, ou seja, qualquer segmento. E trabalhamos com a certeza de que estamos entregando a melhor proposta de valor do mercado”, finalizou a diretora.
Até o final de 2018, a Claro projeta dobrar o número de antenas em Cruzeiro do Sul e aumentar em 30% a infraestrutura já existente em Rio Branco.