Em uma grande solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 2, no Palácio Rio Branco, o Governo do Estado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as empresas de telefonia móvel Vivo, Claro e Tim assinaram cartas de intenções com o compromisso de melhorar os serviços de conectividade em todo o Acre.
Entre as melhorias propostas, está a transmissão do sinal de internet na frequência de 700 mHz principalmente na capital, o que permitirá um alcance e velocidade de sinal muito superiores a qualquer rede celular em funcionamento na região.
A Tim pretende ativar essa frequência em Rio Branco, Senador Guiomard e Bujari, além de realizar um projeto educacional em parceria com o Unicef.
Já a Claro trará a tecnologia de 4.5G para Rio Branco, além de passar a operar também em 700 mHz. E a Vivo pretende chegar até o fim de 2018 com internet 4G em 15 dos 22 municípios acreanos.
Para o governador Tião Viana, esses investimentos são algo a se comemorar. “O Acre ganha o que há de melhor na velocidade de internet e atualizações. Porque o grande banco de informações mundiais passa pela internet. É um esforço grande, e isso é uma oportunidade para a juventude, para quem estuda, para quem se comunica. Não há mundo hoje sem internet, e agora teremos a de alta velocidade”, disse.
Esforços conjuntos – O presidente da Anatel, Juarez Quadros, conta que muitas reclamações sobre os serviços de rede no Acre chegaram à agência fiscalizadora. Com os novos esforços, a expectativa é de que a população tenha maior satisfação com os serviços.
“As operadoras irão fazer a ativação dessa nova frequência que foi liberada para a Região Norte, incluindo o Acre. Essa é uma frequência muito mais própria à exploração dos serviços, facilitando o acesso à internet. Por sorte, o Acre terá algumas das primeiras cidades a usar essa frequência que permite maior qualidade e velocidade”, conta o presidente.
O senador Jorge Viana também esteve presente à solenidade. A busca por melhorias nos serviços de telecomunicações no Estado é uma das principais pautas de seu mandato, e ele foi um dos grandes responsáveis pelas assinaturas com as empresas.
“Todo mundo depende hoje de internet e de um telefone celular, e a gente tem que reconhecer que na Amazônia esse serviço é muito precário. E trazer três companhias para discutir com a gente e assumir o compromisso de investimentos é uma grande conquista”, ressalta.
O presidente da Vivo, Eduardo Navarro, veio ao Acre para os anúncios: “Estamos investindo este ano R$ 12 milhões para levar 4G a 11 municípios até o fim de 2017 e totalizar 15 no ano que vem. Não é importante apenas essa rede nas cidades, mas construir estradas de alta velocidade que conectem o Acre ao mundo”.
TV Digital – Com a visita do presidente da Anatel e do conselheiro da instituição, Aníbal Diniz, também foi discutida a digitalização das TVs do Acre, em especial da TV Aldeia, que faz parte da Rede Pública de Comunicação.