X

Há 5 anos, projeto de massagem terapêutica leva bem-estar à comunidade e servidores públicos

O projeto ‘Automassagem Para a Vida’ nasceu em 2013. Idealizado pelo massoterapeuta Bento Marques, e com apoio do Governo do Estado do Acre, e do Gabinete da Primeira-Dama Marlúcia Cândido, o programa tem levado bem-estar a servidores públicos, militares e comunidade em geral.

Marques explica que o objetivo é ensinar o sistema de prevenção e cura através da automassagem. “Esse é um sistema criado há mais de cinco mil anos pelos povos do oriente. Eles têm uma filosofia de viver em harmonia do espírito ao físico, ou seja, viver de uma forma saudável”.

O Automassagem Para a Vida já passou pelos municípios de Rio Branco, Brasileia, Tarauacá, Feijó, e, atualmente, atende toda a região do Juruá. Em Cruzeiro do Sul, também é realizado um projeto de massagens para bebês na Maternidade, e no Hospital da Criança.

Entre os benefícios da automassagem está a diminuição de dores musculares e cansaço, alívio detensões musculares e estímulo da circulação sanguínea. “A pessoa que se automassageia diariamente faz um exercício de desintoxicação emocional e física. A automassagem é boa tanto para homens como para mulheres porque a pessoa vai fazer um exercício de se conhecer. Após 40 minutos, a pessoa limpou o corpo dela, aumentou  o oxigênio no sangue e diminuiu o gás carbônico que causa doenças”.

A iniciativa alcança ainda policiais militares do 6º Batalhão da Polícia Militar, em Cruzeiro do Sul. Para aliviar o estresse causado pela profissão, uma vez por semana os militares participam da aula de automassagem.

Segundo o massoterapeuta, o projeto é sucesso por onde passa. Ele conta que diariamente escuta relatos de pessoas que melhoraram sua qualidade de vida. “O feedback é 100% desde 2013. A cidade de Cruzeiro do Sul recebeu de forma muito feliz esse projeto. As pessoas vêm relatando casos de mudanças de vida, de sistema negativos que ocasionavam enfermidades”.

Sobre automassagem

O ato de massagear a si mesmo é uma ação de conforto pessoal, conforme a classificação de Desmond Morris, em seu livro “Você”. Ou seja, trata-se de uma ação que fazemos quase sem perceber: quando tiramos do pé um sapato apertado, quando terminamos uma prova, quando saímos cansados de uma reunião, invariavelmente apalpamos uma musculatura tensa na esperança de que o corpo retorne ao estado normal. Isso significa que o corpo físico sente e sofre as consequências dos nossos problemas psicológicos. Mas o inverso também é verdadeiro: quando temos algum problema físico, o nosso lado psicológico também sofre. E a automassagem apresenta benefícios tanto físicos quanto emocionais para o praticante.

FOTO – ARQUIVO PESSOAL
A Gazeta do Acre: