X

Jenilson Leite parabeniza Governo por criar programas que reduzem a fila de cirurgias no interior

O líder do PCdoB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Jenilson Leite, comentou na sessão de ontem, 4, acerca do Programa Proatividade e o Programa Pró-mutirão, de autoria do Poder Executivo. Segundo o parlamentar, a iniciativa possibilitará melhorias na saúde púbica do Estado.

O deputado cita que o Programa Proatividade, instituirá mecanismos de produtividade dos médicos no Estado, enquanto que o Pró-mutirão trará a institucionalização de mutirões permanentes. O resultado será o aumento significativo no número de consultas, exames e cirurgias realizados no Acre.

“O governo do Estado do Acre enviou para essa Casa um projeto que prevê a criação de dois programas. O Programa Proatividade e o Programa Pró-mutirão. São programas que estimulam o profissional, e tem previsão legal, a utilizar parte do seu tempo para poder fazer cirurgias em mutirões. Levando em conta que algumas limitações acabam por dificultar a realização de cirurgias nos municípios e, consequentemente, aumenta-se as filas, esses dois projetos são de extrema importância, pois proporcionarão melhorias nessa área”, disse.

Jenilson pontua ainda que um dos benefícios da criança desses programas será a diminuição nas filas de cirurgias.

“A aprovação dessas matérias representa uma diminuição das filas, sobretudo daqueles municípios mais distantes, daqueles que tem centros cirúrgicos instalados e que hoje acaba não acontecendo as cirurgias em função que o profissional acaba cumprindo toda a sua carga horária, por exemplo, na Capital. Esse programa vai facilitar a ida desse profissional para o interior para a realização desses procedimentos nos municípios de origem do paciente. Isso diminuirá alguns sacrifícios, como tempo de espera e o deslocamento para Rio Branco”, finalizou.

A Gazeta do Acre: