A partir do início de 2018 a comunidade da Estrada Transacreana contará com mais uma unidade de saúde. O prefeito Marcus Alexandre assinou no sábado, 30, a Ordem de Serviço para a construção de uma Unidade Básica de Saúde – UBS, na Vila Manoel Marques, no km 14 da Transacreana. O evento, que contou com a presença da comunidade e de autoridades, foi realizado no terreno onde será construída a UBS.
De porte I, a Unidade Básica de Saúde da Vila Manoel Marques contará com recepção climatizada, ambulatórios para atendimento médico e odontológico, farmácia, salas de curativos e de vacinação e terá capacidade para atender até quatro mil pessoas por mês da área referenciada. A coleta de material para exames também será feira na UBS da Vila Manoel Marques.
Os recursos para a construção da nova UBS são de emenda parlamentar da ex-deputada federal Perpétua Almeida somados à contrapartida da Prefeitura de Rio Branco. A UBS vai atender, além da Vila Manoel Marques, moradores do Projeto Moreno Maia, Cajazeira, Barro Alto, Água Preta, União, Polo Wilson Pinheiro.
Durante a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço, o prefeito destacou que, para os moradores, a UBS é a realização de um sonho. “As pessoas daqui iam para as unidades da Baixada, como a Maria Barroso, que construímos ano passado, e a Hidalgo de Lima, que reformamos recentemente também. Agora, com essa nova UBS, os moradores terão assistência aqui. Estou muito feliz de poder realizar esse sonho dos moradores daqui e agradeço muito todo o apoio da ex-deputada Perpétua Almeida”, completou o prefeito.
O presidente da Associação de Produtores e Moradores da Vila Manoel Marques, Ribamar Gomes, conta que já presenciou famílias tendo que vender pequenos animais, como galinhas, para conseguir dinheiro para buscar atendimento e consulta médica na cidade, o que não será mais necessário quando a UBS ficar pronta.
O presidente do Sindicato dos Pequenos Agricultores e Extrativistas do Acre (SINPASA), Laerte Soares, fala em mais qualidade de vida com a construção da nova unidade. “Os produtores não vão precisar perder um dia de trabalho para ir na cidade disputar vagas com os moradores da zona urbana. Médico e dentista perto de casa na zona rural é qualidade de vida para nossos agricultores”.