X

“Me senti realizada”, diz mulher que ganhou procedimento estético após vencer o câncer de mama

Além de doloroso, o tratamento de câncer de mama afeta a autoestima das mulheres diagnosticadas com a doença. Pensando em ajudar na recuperação do bem-estar e amor próprio dessas mulheres, uma clínica de estética na capital acreana decidiu oferecer um procedimento de dermopigmentação que reconstrói as sobrancelhas gratuitamente.

A ideia surgiu neste mês, quando ocorre a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama, o Outubro Rosa.

A auxiliar administrativa Franciêda Cristina Santos, de 42 anos, foi a primeira a ser beneficiada com a iniciativa. Ela descobriu a doença em 2013 durante exame de rotina no ginecologista. Em pouco tempo o nódulo no seio tinha avançado e foi necessário realizar uma mastectomia total.

“Na primeira sessão de quimioterapia vermelha meus cabelos e todos os pelos do meu corpo e resto caíram. O tratamento foi doloroso e difícil, mas acho que superei bem, pois não precisei de nenhum tipo de ajuda psicológica”.

Vaidosa, Santos nunca deixou de cuidar da aparência mesmo durante o tratamento. Para ela, ter a sobrancelha reconstruída é a realização de um sonho. “Mudou tudo. Minha autoestima está lá em cima. Estou muito satisfeita com o resultado, ficou do jeito que eu queria. Só tenho a agradecer. Espero que a clínica continue esse trabalho, pois vai ajudar muitas mulheres a se acharem lindas de novo”.

A idealizadora do projeto, a esteticista Susana Ortiz, conta que a ideia é ajudar pessoas que venceram o câncer a recuperar a autoestima. Durante todo o mês de outubro serão realizadas 2 atendimentos voluntários por semana.

“Os atendimentos são ofertados para pessoas que não tem condições de pagar pelo procedimento. Elas precisam ter finalizado o tratamento e também ter liberação médica. Não pode ser durante a quimioterapia porque pode causar alguma interferência no tratamento”.

Ortiz se alegra ao ver o resultado final do seu trabalho nas clientes, que saem da clínica transformadas. “Quero ajudar o próximo e a maneira que eu encontrei foi usando minha profissão. Não tenho palavras pra explicar o que eu sinto ao ver a pessoa feliz e realizada. É um sentimento de gratidão plena. O sentimento é único”.

Engana-se que apenas mulheres podem fazer o procedimento. A esteticista conta que o projeto deve continuar nos próximos meses, atendendo outros públicos, inclusive o masculino. “Planejamos de fazer algo maior, todo mês ter algum atendimento específico pra poder ajudar a quem teve outros tipos de câncer”.

Cancêr de mama

Segundo dados do Hospital de Câncer do Acre (Unacon), entre 2010 e 2014, o número de casos de câncer no sexo feminino superou o masculino. Em 2013houve uma maior incidência de câncer de colo de útero, com 99 casos constatados, seguido do câncer de mama, com 78 registros. Já no ano de 2014 foram notificados 99 casos de câncer de mama e 83 de colo do útero.

O câncer de mama é tipo o mais comum entre as mulheres, depois do de pele não melanoma. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama responde por cerca de 25% dos novos casos registrados anualmente da doença no Brasil. Pesquisa divulgada pelo Inca para o biênio 2016-2017 aponta a ocorrência de 57.960 mil casos de câncer de mama no país em 2016.

A recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres entre 50 e 69 anos, ou antes disso, caso haja histórico família de câncer de mama ou a indicação do médico.

Ajuda profissional

A recomendação básica é: fazer o acompanhamento regular com um especialista. O autoexame é importante para que a mulher conheça o próprio corpo e possa perceber possíveis alterações, mas, muitas vezes, o tumor não consegue ser sentido apenas com o toque.

Você sabia que a atividade física reduz em cerca de 1/3 os riscos de desenvolver câncer de mama? Por isso, pratique ao menos 30 minutos de exercício aeróbico, três vezes na semana.

A alimentação é outro fator que melhora a qualidade de vida e evita doenças. Por exemplo, alimentos industrializados, enlatados e conservador contem agentes cancerígenos na composição. Dê prioridade aos vegetais e coma pelo menos cinco porções ao dia de frutas, legumes e verduras.

Franciêda Cristina Santos, de 42 anos( Foto/ Arquivo Pesssoal)

 

 

A Gazeta do Acre: