Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Polícia Civil faz balanço positivo dos sete dias da Operação Aquiri

Polícia Civil faz balanço positivo dos sete dias da Operação Aquiri

Realizada nos 22 municípios do Acre, a “Operação Aquiri” teve a participação direta de 150 agentes de Polícia Civil. Na manhã desta sexta-feira, 27, a coordenação apresentou, no auditório da instituição, o resultado final da 4ª edição da operação policial que iniciou no dia 20 de outubro e durou sete dias.
Ao todo foram cumpridos 108 mandados de prisão, 68 mandados de busca e apreensão, além de 27 autos de prisão em flagrantes, perfazendo um total de 152 prisões. Em percentual por crime cometido, 24% das quais tem origem no tráfico de droga, 18% por organização criminosa, 12% por homicídio, 11% por roubo, 10% por furto, 06% por estupro e 19% outros crimes.
Dentre os ativos criminais retirados de circulação na operação da Polícia Civil consta R$ 8.110,50 mil em espécie, 06 veículos, 13 armas de fogo (revólveres, escopetas, espingardas e pistolas), 103 munições de calibres variados, além de droga, (maconha: 2,12Kg e cocaína: 98 Trouxinhas e pasta à base de cocaína: 300g).
A primeira fase da “Operação Aquiri” foi realizada em agosto de 2014, a segunda em outubro de 2015 tendo resultado o cumprimento de 266 medidas judiciais e 157 prisões. A terceira fase foi realizada em outubro de 2016 com 237 medidas judiciais e 171 prisões.
Os policiais atuaram nas regiões do Alto e Baixo Acre, Purus, Envira, Juruá, Bujari e Porto Acre no Baixo Acre e Capital. As investigações da operação policial tiveram início há dois meses e é uma resposta do Estado contra a criminalidade.
“Esta ação da Policia Civil teve iniciou em 2014 e mostra uma posição firme de combate à criminalidade. Estamos vivendo um momento de discussão no primeiro Encontro dos Governadores do Brasil e também com os secretários de segurança de todo o país, na busca por soluções para a segurança do povo brasileiro”, destacou Emylson Farias, secretário de Segurança.
Carlos Flávio Portela Richard, secretário de Polícia Civil, avaliou positivamente as edições da “Operação Aquiri” e reafirmou o compromisso da instituição na manutenção da segurança. “Estamos cumprindo com nosso papel de investigar e prender pessoas que praticaram delitos”, observou. (Sandro de Brito, Assessoria PC)

Sair da versão mobile