X

Primeiro viveiro de Rio Branco conta com mais de 120 espécies de plantas

 

A tradicional família Saad é pioneira na produção de mudas na capital acreana. Desde a década de 80, quando a matriarca, dona Dilma Barroso Saad, decidiu começar a produzir plantas para a venda, a família é referência no ramo de produção e comercialização de mudas no estado.

Dilma gerenciou o negócio até seu filho, José Barroso Saad, completar 18 anos de idade. Hoje, com 54 anos, ele recorda o início do viveiro que começou com apenas três pés de samambaias.

“Minha mãe trabalhava com uma boutique que incendiou. Ela ganhou essas três plantas de uma amiga e começou a multiplicar as samambaias. Era uma forma de terapia para a mamãe, e foi aí que surgiu o viveiro.”

Atualmente, o viveiro conta com mais de 120 espécies de plantas, entre elas estão a palheira, buchinho, dracena, pata de elefante e outras. Além disso, o estabelecimento comercializa vasos de cimento, ornamentação para plantas e adubo orgânico, produzido pela família.

“Nosso adubo é um dos nossos carros-chefes porque todo freguês precisa alimentar a planta com o adubo. Os vasos de cimento também são fabricação nossa. Apenas os vasos de cerâmica que são de fora do estado.”

Apaixonado por plantas e pensando em aumentar o negócio, José decidiu cursar Arquitetura para elaborar projetos que incluem o paisagismo. Já a filha decidiu fazer engenharia civil para ajudar o pai nos seus projetos. “Eu quis incorporar valores porque já vou entregar o projeto com o paisagismo. Aqui quase não se usa o paisagismo nos projetos arquitetônicos”.

Preservação do Meio Ambiente

José cresceu vendo sua mãe cultivar plantas e sabe bem a importância do plantio de árvores para o meio ambiente. Ele ressalta alguns benefícios, como a purificação e umidade do ar, já que as árvores capturam os gases tóxicos e devolvem oxigênio para a atmosfera.

“Mesmo uma pessoa que ganha um salário mínimo pode comprar uma planta. Uma vez criei uma frase que usei por muito tempo nas minhas propagandas que dizia: abra um espaço para um verde na sua vida. Plantar faz bem para o meio ambiente. Eu sempre digo que Deus fez das plantas o pulmão do mundo.”

Além de ajudar a preservar o meio ambiente, José acrescenta que mexer com plantas é uma ótima terapia, ajudando a aliviar tensões já que é uma atividade extremamente relaxante. “Foi assim que o nosso viveiro começou, com a mamãe cuidando das plantas por terapia. Até hoje ela mexe com isso. A sua casa é cheia de plantas”.

FOTO/ BRUNA MELLO
A Gazeta do Acre: